Curso de Jornalismo da Furb está entre os 20 melhores do Brasil

Graduação também foi a única da universidade a tirar nota máxima no Enade

O curso de Jornalismo da Furb, que completa 10 anos de fundação em 2024, foi o único da universidade a tirar nota 5 no Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. A nota máxima também colocou a graduação entre as três melhores de Santa Catarina e 20 mais bem avaliadas do país.

Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, 31. No estado, a Universidade Regional de Blumenau divide o pódio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Unisociesc Joinville.

Leia também: Parceria entre O Município Blumenau e curso de Jornalismo da Furb lança série de perfis

“Esse resultado representa uma história de décadas de luta para que a Furb tivesse o curso de Jornalismo. Foram várias tentativas, até que há dez anos conseguimos implantá-lo, graças ao trabalho de muita gente, mas em especial da professora Rosemeri Laurindo, que foi a primeira coordenadora do curso. Ela tinha certeza de que a Furb conseguiria realizar um trabalho de qualidade”, ressalta o professor e chefe do Departamento de Comunicação James Dadam.

Professora Rosemeri com turma que participou da prova do Enade. | Foto: Jornalismo Furb/Arquivo

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

As provas foram realizadas em 2022 e avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame. Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados.

A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.

Leia também:

1. Semanas após conflito na barragem, comunidade indígena de José Boiteux segue sem lar e com médica voluntária
2. VÍDEO – Batalhão irá investigar policiais que obrigaram pessoas em situação de rua a caminharem de Itajaí a Balneário Camboriú
3. Saiba como solicitar reembolso e receber saldo não utilizado do Oktober Karte em Blumenau
4. Caminhão e carro são arrastados por queda de barreiras após fortes chuvas no Alto Vale
5. VÍDEO – Morador de Blumenau transforma casa em atração de Halloween


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo