Hoje é o Dia Nacional dos Bombeiros, uma data importante para valorizar os heróis anônimos que se arriscam diariamente para salvar vidas.

Sempre acompanhei a rotina deles nas mais diversas situações. Acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, afogamentos, resgates e até capturas de animais peçonhentos (nesse caso, acompanhei a distância mesmo devido ao pavor).

No dia de hoje, antes da cerimônia de homenagem, eles foram chamados para atender uma ocorrência dentro do terminal Proeb.

Era uma senhora idosa, confusa, que não conseguia explicar direito o que estava sentindo. Os bombeiros pacientemente fizeram o atendimento e descobriram que clinicamente não havia nada errado. Porém, ao dar atenção para aquela senhora, eles descobriram que o problema era o frio. Isso mesmo, o frio!

Ela saiu de casa em busca de doações de roupas. Naquele frio da manhã, ela estava apenas com três blusas finas (detalhe: uma delas bem menor do que o tamanho dela). Uma calça com as canelas de fora e chinelo nos pés. O problema da dona Sueli era o frio!

Depois de receber a atenção dos bombeiros ela se acalmou e disse que tinha condições de voltar para casa. Os bombeiros ficaram ali até terem a garantia de que realmente ela estava bem. Percebi o quanto ela ficou grata por ouvirem ela.

Por tentarem ajudar, na medida do possível. A soldado que aparece na foto chegou até a pegar na mão da dona Sueli para conforta-la.

Optei por borrar o rosto para não expor demais Dona Sueli. Mas é importante ressalvar nesse dia que o diferencial dos bombeiros não é só a capacitação, mas a humanização…