Defesa Civil atualiza números de ocorrências em Blumenau

Confira também previsão para o fim de semana na cidade

Até as 19h desta sexta-feira, 6, a Defesa Civil de Blumenau atendeu 152 duas ocorrências relacionadas às chuvas. Dentre elas estão 5 alagamentos, 49 análises de risco, 87 deslizamentos, 3 destelhamentos e 6 quedas de árvores

Atualmente o abrigo na Itoupava Norte está recebendo 43 pessoas, dois cães e três gatos. Outros 32 moradores de Blumenau estão desalojados, mas em casa de parentes.

Até o momento a prefeitura optou por não decretar se haverá aulas na segunda-feira. O tempo será monitorado durante o fim de semana para atualizar quais unidades irão atender.

Às 18h de sábado, 7, o município realizará uma nova transmissão atualizando sobre a situação de Blumenau.

Rio Itajaí-Açu

De acordo com Tatiane Martins, Diretora de Meteorologia do AlertaBlu, a previsão se mantém similar à anunciada nos outros dias. Como não choveu nas últimas horas, o declínio do rio deve continuar.

Porém, nas próximas 72 horas muita chuva é esperada para a cidade, podendo chegar ao acumulado de 100 milímetros. Apesar da previsão do rio em 12 metros da Defesa Civil estadual, a metologia do AlertaBlu não permite determinar qual será o nível mais alto do rio.

“Quando começar a chover e o rio começar a elevar, começaremos as previsões de nível do rio. Elas serão divulgadas a cada 2 horas, sempre prevendo para as próximas 6 horas. Só saberemos o pico do rio quando outros rios que influenciam na bacia estabilizarem”, explica a meteorologista.

Previsão para o fim de semana

A noite de sexta-feira e madrugada de sábado trará temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas fortes de vento e muita chuva. Na manhã de sábado há menos chuva, mas ela volta na noite e segue durante o domingo.

“Na noite de sábado e durante todo domingo será uma chuva mais persistente e contínua. De intensidade moderada a forte. Ela pode também vir acompanhada de trovoadas”, prevê Tatiane.

Uma das principiais preocupações do prefeito Mário Hildebrandt é que, mesmo que o rio não suba tão em breve, os temporais tragam outros estragos. “As rajadas de vento e possível granizo podem deixar famílias desabrigadas e a chuva pode causar alagamentos pontuais”, exemplifica.

O solo encharcado, que não conseguiu secar por falta de sol, também aumenta os riscos de deslizamentos. Em caso de dúvida, ligue para a Defesa Civil pelo 199 para se manter seguro.

Leia também:

1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo