+

Deputados estaduais de SC tomam posse nesta quarta-feira

Deputados de Blumenau são Egídio Ferrari, Ivan Naatz, Marcos da Rosa e Napoleão Bernardes

Nesta quarta-feira, 1º, os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das Redes Sociais da Alesc.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele constituirá a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.

O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez. Os deputados de Blumenau são Egídio Ferrari, Ivan Naatz, Marcos da Rosa e Napoleão Bernardes.

Eleição do presidente e Mesa diretora

Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.

As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.

Leia também:
1. Samae de Blumenau divulga previsão para reabastecer todas as regiões com intermitência de água
2. Saiba qual chocolateria estará na Rosenplatz, no Centro de Blumenau
3. Conheça história da Kombi do Scooby-Doo, que chama atenção em SC
4. VÍDEO – Incêndio em indústria têxtil causa danos a imóveis vizinhos em Blumenau
5. Resultado Lotofácil 2727 e Quina 6064: confira números sorteados


– Assista agora:
Prefeito de Blumenau explica porque é contra esmolas nos semáforos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo