Deslizamento ameaça residências na rua Bahia, em Blumenau

Barranco deslizou no local em que posto de combustíveis construía um muro de contenção

Deslizamento ameaça residências na rua Bahia, em Blumenau

Barranco deslizou no local em que posto de combustíveis construía um muro de contenção

Danubia de Souza

Três famílias foram afetadas por um deslizamento de terra na rua Bahia, em Blumenau, ocorrido na tarde deste domingo, dia 10. As casas em que elas vivem ficaram expostas a risco perto do barranco, onde um muro de contenção está sendo construído.

A Defesa Civil chegou a orientar as pessoas a deixar o local, mas depois de uma análise técnica foi permitido que as casas permaneçam ocupadas. Porém, os moradores foram orientados a deixar os imóveis em caso de chuva.

A responsabilidade da construção do muro é do posto R1, e de acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Adriano da Cunha, o deslizamento pode ter ocorrido em decorrência de uma intervenção incorreta no solo. No entanto, o projeto da obra havia passado pela prefeitura e foi aprovado.

“O que solicitaremos ao engenheiro responsável é que provavelmente ele vai ter que fazer uma adequação no projeto”, afirma Cunha.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Alex Hiebert, o deslizamento não aconteceu por causa da obra, e sim pela falta dela. Ele afirma que outras situações de desbarrancamento já haviam acontecido e este foi o motivo do início da construção do muro.

O secretário de Defesa do Cidadão orienta os cidadãos a sempre enviar projetos de obras particulares ao município, para que assim a prefeitura possa orientar e fazer o controle em casos como este.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio