Dorama e K-Pop: moradoras de Blumenau apaixonadas pela cultura coreana se reúnem em restaurante típico para experimentar culinária do país

Encontros aconteceram na última quinta-feira e sábado

O restaurante Bab Joa tem chamado atenção dos moradores de Blumenau e região, pela gastronomia coreana, diferente ao paladar brasileiro. Após o jornal O Município Blumenau publicar uma matéria sobre o novo restaurante localizado no Garcia em Blumenau, um grupo de pessoas se organizou e se juntou para conhecer o local.

Até o momento, o grupo conta com mais de 40 pessoas, entre dorameiras, que gostam de dorama, ou as novelas coreanas, K-Popers, que gostam da música coreana, e outras adoradoras da cultura asiática. Na última semana, já aconteceram dois encontros no restaurante: na última quinta-feira, 11, e sábado, 13.

Grupo diverso e espaço de conforto 

O grupo da visita foi criado por meio de comentários no Instagram, e por conta disso é muito diverso e confortável, como contam as integrantes. Segundo elas, as idades variam muito, há jovens, de 18 e 19 anos, até mulheres de 60 anos, com profissões e vidas diferentes, todas unidades pelo amor e pelo interessa pela cultura coreana. 

“A interação foi incrivelmente natural, acredito que estarmos dentro do mesmo universo tenha colaborado para interação ter sido tão maravilhosa. Foi como se nos conhecêssemos há muito tempo, foi muito legal. E todas ficaram com gostinho de quero mais e já esperando a próxima data ansiosamente”, contou Suellen, uma das integrantes do grupo. 

Suellen conheceu a cultura por meio do dorama – que são as novelas coreanas -, em 2019, e desde então só se apaixonou mais pela cultura, pelas músicas, pelas séries e pelas comidas. Assim como Emeli, que também participa do grupo, e conheceu a cultura coreana em 2021, através do K-pop, e rapidamente se tornou super fã dessa cultura diferente. 

Acompanhando o mundo há algum tempo, as duas relataram a mesma coisa: falta de compartilhar essa paixão com outras pessoas. Mas através do grupo, agora conseguem falar sobre isso com pessoas do mesmo local, da mesma cidade. 

“Nós fomos conversando sobre a disponibilidade de cada uma, fizemos algumas enquetes no grupo com os dias possíveis, até conseguirmos marcar. Como não tenho tantas pessoas ao meu redor que gostam dessas coisas, é muito legal compartilhar os mesmos gostos, ter com quem conversar sobre um episódio de um dorama ou de uma música que lançou. É ótimo, você se sente mais acolhida”, conta Emeli. 

Experiência no restaurante 

Já no restaurante, entre quinta-feira e sábado, grupos diferentes se encontraram. Segundo o que contam as integrantes, alguns já conheciam a culinária coreana, mas outros não, mas todos se surpreenderam com as diferenças de sabores e texturas das comidas. 

Meninas do grupo em conjunto com os donos do restaurante | Crédito: Arquivo Pessoal

Ao todos, o grupo pediu para dividir tteokbokki, que é um bolinho de arroz apimentado, lamen coreano, que é um macarrão com caldo, kimchi, que são vegetais em conserva, kimbap de carne bovina, que é uma comida com arroz, legumes e cafrne envolto por alga, e Soju, uma bebida alcoólica. 

Sobre o restaurante, o grupo contou que achou o local bem aconchegante e com muito cuidado aos detalhes. 

“Gostamos de todos os pratos, mas acho que se eu fizesse uma seleção os favoritos seriam o Lamén e o Kimbap. O restaurante com os dois como pioneiros na culinária coreana aqui em Blumenau, foi como um sonho para gente, ter um pouquinho daquilo que tanto amamos e assistimos mais próximo de nós”, finalizou Suellen.

Leia também:

1. Identificado motociclista que morreu após cair na BR-470, em Blumenau
2. Saiba quando acontece o Roteiro Blumenau Gastronômico neste ano
3. Blumenau e São Paulo assinam acordo de cooperação para ações de transparência
4. Identificada mulher de 21 anos morta pelo companheiro em Blumenau
5. Suspeito de matar mulher de 21 anos em Blumenau segue hospitalizado


Veja agora mesmo!

Conheça os sabores especiais da Don Degan Pizzaria em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo