Ônibus velhos ainda desafiam cadeirantes em Blumenau

Elevador quebrou nesta quarta quando cobradora tentou atender paratleta, na Fortaleza

Ônibus velhos ainda desafiam cadeirantes em Blumenau

Bianca Bertoli

O trajeto de casa ao Terminal Fortaleza para cerca de 20 moradores dos bairros Tribess e Fortaleza Alta levou quase 20 minutos a mais do que o de costume na manhã desta quarta-feira, 29. O elevador de acessibilidade da linha 603 estragou ao ser ativado para que Alairton José Cristovão pudesse entrar no ônibus.

O veículo, que é um dos 82 que compõem a frota antiga, parou no ponto próximo aos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, na rua Hermann Tribess, quando a cobradora tentou fazer com que o elevador baixasse para que Alairton, na cadeira de rodas dele, pudesse entrar. Após alguns minutos, o ascensor funcionou. Porém, no momento de partir, a estrutura emperrou e não foi possível fechar a porta.

“Não é culpa minha, pessoal”, disse, constrangido, Alairton. Atleta do paradesporto, ele estava a caminho do treino, na Furb. O blumenauense teve as pernas amputadas na altura dos joelhos quando tinha 19 anos, em 1984, consequência de um acidente de trânsito.

Bianca Bertoli

Por questões de segurança, o coletivo não circula com as portas abertas. Assim, os passageiros desceram do veículo e esperaram o próximo, que passou por volta das 8h15 desta quarta-feira, 29. De acordo com Alairton, esta é a segunda vez neste ano que um problema como este ocorre.

“Os ônibus das linhas troncais são novos, aí isso não acontece, mas nos bairros…”, lamenta.

Renovação da frota

Conforme o edital de concessão, a renovação completa da frota deve ocorrer até 2020, mas a BluMob, empresa responsável pelo serviço, pretende antecipar o cumprimento da exigência no próximo ano. Atualmente, 156 dos 238 veículos são novos. Outros 37 zero quilômetro devem chegar à cidade neste mês e mais 28 em outubro.