Ônibus velhos ainda desafiam cadeirantes em Blumenau

Elevador quebrou nesta quarta quando cobradora tentou atender paratleta, na Fortaleza

Ônibus velhos ainda desafiam cadeirantes em Blumenau

Elevador quebrou nesta quarta quando cobradora tentou atender paratleta, na Fortaleza

Bianca Bertoli

O trajeto de casa ao Terminal Fortaleza para cerca de 20 moradores dos bairros Tribess e Fortaleza Alta levou quase 20 minutos a mais do que o de costume na manhã desta quarta-feira, 29. O elevador de acessibilidade da linha 603 estragou ao ser ativado para que Alairton José Cristovão pudesse entrar no ônibus.

O veículo, que é um dos 82 que compõem a frota antiga, parou no ponto próximo aos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, na rua Hermann Tribess, quando a cobradora tentou fazer com que o elevador baixasse para que Alairton, na cadeira de rodas dele, pudesse entrar. Após alguns minutos, o ascensor funcionou. Porém, no momento de partir, a estrutura emperrou e não foi possível fechar a porta.

“Não é culpa minha, pessoal”, disse, constrangido, Alairton. Atleta do paradesporto, ele estava a caminho do treino, na Furb. O blumenauense teve as pernas amputadas na altura dos joelhos quando tinha 19 anos, em 1984, consequência de um acidente de trânsito.

Bianca Bertoli

Por questões de segurança, o coletivo não circula com as portas abertas. Assim, os passageiros desceram do veículo e esperaram o próximo, que passou por volta das 8h15 desta quarta-feira, 29. De acordo com Alairton, esta é a segunda vez neste ano que um problema como este ocorre.

“Os ônibus das linhas troncais são novos, aí isso não acontece, mas nos bairros…”, lamenta.

Renovação da frota

Conforme o edital de concessão, a renovação completa da frota deve ocorrer até 2020, mas a BluMob, empresa responsável pelo serviço, pretende antecipar o cumprimento da exigência no próximo ano. Atualmente, 156 dos 238 veículos são novos. Outros 37 zero quilômetro devem chegar à cidade neste mês e mais 28 em outubro.

Mais notícias de Blumenau e região

Aniversário de Blumenau terá desfile no Garcia e shows no Ramiro Ruediger

Equipes da Gincana Cidade de Blumenau esbanjam criatividade em vídeos

Blumenau tem 352 mil habitantes, estima o IBGE

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo