O Carnaval de Salvador será uma celebração especial para a cantora Daniela Mercury.

Daniela Mercury usará figurinos desenvolvidos com produtos Círculo no Carnaval em Salvador. Foto: Getty Images

Em 2023, o álbum “O Canto da Cidade” completa 30 anos e para a comemoração em grande estilo, os estilistas Gustavo Silvestre e Kevin Germanier se uniram em mais uma collab – a primeira foi ano passado, na Paris Fashion Week  – para desenvolver dois figurinos que serão usados em dois momentos pela cantora no Carnaval.

Os looks foram confeccionados com materiais sustentáveis e reaproveitados, mesclados com o crochê feitos com os fios Liza e Susi, em cores vibrantes e brilhantes da marca Círculo.

Os estilistas Gustavo Silvestre e Kevin Germanier se uniram em mais uma collab para desenvolver dois figurinos em cores vibrantes e brilhantes da marca. Foto: Danilo Sorrinoalta

Gustavo Silvestre e Kevin Germanier tiveram uma sintonia de estilos e trabalhos logo de cara.

O upcycling e a transformação criativa de materiais é o que os conecta e faz com que a collab entre eles faça todo sentido e se complemente.

Ao mesmo tempo em que o designer brasileiro tem uma forte atuação na moda com propósito social e sustentável, traz também um know how artesanal, tendo o crochê como principal técnica.

Já Kevin utiliza o upcycled glamour, elevando a moda para além de uma abordagem ecológica, com criações divertidas, coloridas, criativas e repleta de detalhes.

Os dois figurinos que serão usados por Daniela Mercury no Carnaval foram desenhados em Paris pelo Kevin e produzidos em São Paulo, no Ateliê Ponto Firme.

Confecção das peças

Para a confecção das peças, Gustavo Silvestre contou com um grupo de 10 artesãs, composto por alunas trans, em situação de vulnerabilidade social, egressas de outros cursos realizados no espaço, e ainda alunas que estão propensas ao trabalho análogo à escravidão dentro da indústria da moda (imigrantes bolivianas) e uma aluna refugiada.

“Esse é um trabalho que tem uma profundidade muito grande e levou aproximadamente um mês com esse grupo para desenvolver os figurinos”, explica Gustavo Silvestre. Essa é uma iniciativa do Projeto Faces & Sustentabilidade, uma parceria do Gustavo Silvestre com o Ministério Público do Trabalho de São Paulo que realiza oficinas de capacitação profissional para pessoas em situações socialmente vulneráveis.

Ainda de acordo com o estilista brasileiro, Daniela Mercury deu a ele e à Kevin total liberdade criativa para desenvolver as peças e amou os looks.

“Cada prova de roupa ela se surpreendeu e ficou muito feliz com as produções. A peças são lindas e diferentes, feitas a partir de alguns elementos sustentáveis ou reaproveitados que Kevin já usa em suas produções – como miçangas, plumas, tecidos e outros itens descartados pela indústria têxtil – e contou também com o uso de materiais inéditos que foram transformados em paetês e bordados, misturados com o handmade do crochê através dos fios Liza (super-resistente e com cores vibrantes) e Susi (extremamente delicado e brilhante), ambos da marca têxtil Círculo. Ficamos encantados com o resultado final”, pondera Gustavo.

Upcycling na moda

Kevin Germanier tem recebido muita atenção da moda pela forma com que transforma lixo em luxo, sendo a técnica do upcycling o grande atrativo de seu trabalho.

Sua marca homônima foi lançada em 2018, mas ele já fez parcerias importantes com grandes nomes, como Christian Louboutin e Swarovski, e conquistou famosas.

Algumas que já vestiram suas criações são: Lady Gaga, Björk, Taylor Swift, Kristen Stewart, Ivete Sangalo, Sabrina Sato e GKay.

O mesmo acontece com Gustavo Silvestre, porém, aqui no Brasil, ele incorpora o crochê que é uma grande característica de suas criações.

Assim como Germanier, já vestiu também algumas celebridades como Paolla Oliveira, Sabrina Sato, Pabllo Vittar, Preta Gil, Anitta e Bruna Marquezine.

Com o projeto e escola Ponto Firme, o estilista e designer brasileiro já desenvolveu coleções com detentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, também reaproveitando materiais e resíduos com experimentação com miçangas, correntes e materiais de descarte que são trabalhados com o crochê.

Em uma de suas coleções para o São Paulo Fashion Week, por exemplo, um dos destaques foi uma mini bolsa criada em crochê a partir de saco de arroz descartado.

Leia também:

1. Bares, restaurantes e espaço ao ar livre; confira o projeto de reforma do Shopping H em Blumenau
2. Caso Jaguar: tia de Amanda Grabner fará ato solitário na BR-470 neste sábado
3. Aposta de Blumenau é premiada após acertar quina na Mega-Sena; confira números sorteados
4. Presidente de comissão de formatura da Univali teria desviado mais de R$ 100 mil, afirmam formandos
5. Conheça a história do lutador de jiu-jitsu que vende paçocas nas sinaleiras de Blumenau para competir


– Assista agora:
Reitora da Furb conta sobre luta contra o câncer, preconceito no cargo e paixão por natação