Bombeiros, polícias e até escolas abandonam as redes sociais devido às eleições

Decisão inclui divulgação de atividades e eventos escolares de Blumenau

Escolas, secretarias, departamentos. Todas as instituições e entidades de ligação direta e indireta com o governo estadual tiveram de suspender as áreas de notícias nas páginas de internet, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos.

Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação, a instrução atende à legislação eleitoral. A suspensão da publicidade entrou em vigor no último dia 7 e segue até o dia 7 de outubro (ou 28, caso haja segundo turno nas eleições estaduais).

A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais. O mesmo vale para os perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão vinculada a órgãos estaduais.

Nesse pacote, estão incluídas as páginas de escolas, por exemplo. A professora e responsável pela biblioteca da escola Adolpho Konder, no bairro Velha, lamenta a decisão. Joselice Lemes de Oliveira conta que, com as publicações das atividades escolares, os pais se informam com mais facilidade. Além disso, no caso da biblioteca, a exposição de doações recebidas acabam incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.

“Não faz sentido, se é uma eleição, todas as esferas fazem parte [o governo municipal não emitiu a mesma orientação]. Prejudica bastante, porque querendo ou não, o nosso aluno hoje interage totalmente pela rede social. O objetivo da página é pedagógico. Tudo o que fazemos é fruto do nosso trabalho”, defende Joselice.

Em diversos sites, como do Detran e Polícia Civil, a página inicial informa: “Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho e até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site. Para mais informações, consulte o site www.sc.gov.br”. As publicidades legais e de produtos ou serviços que não tenham concorrência no mercado estão concentradas no portal do governo do estado.

Mais notícias de Blumenau e região

Após semana com preço estável, Petrobras volta a baixar gasolina

Número de infectados pelo vírus HIV diminui 16% em Blumenau

Justiça proíbe reserva de vagas a filhos de policiais no Colégio Militar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo