+

Japão retira embargo para importação de frango catarinense

Suspensão durou um mês

Nesta sexta-feira, 18, o governador Jorginho Mello informou que o governo do Japão retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango catarinense por não considerar aplicável o embargo. A suspensão temporária estava em curso desde o dia 17 de julho.

“Santa Catarina está livre da gripe aviária. Somos um estado referência em sanidade animal e essa questão pontual de foco da gripe aviária já é algo superado por nós, e também pelo Ministério da Agricultura”, destacou o governador.

Negociação

Em julho, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve em Santa Catarina a convite da Secretaria de Articulação Internacional (SAI) para participar de reuniões e atividades de aproximação com o Estado. Na agenda, um encontro com o governador Jorginho Mello, que resultou na entrega de uma carta a ser enviada para autoridades japonesas demonstrando o trabalho realizado pelo Estado, reforçando a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao país asiático.

Na ocasião, o embaixador japonês afirmou estar confiante para a resolução do entrave e, segundo ele, fazer trocas de opiniões entre especialistas japoneses e brasileiros seria importante naquele momento.

“O documento entregue ao embaixador mostrou todo o trabalho feito por nossas equipes da Cidasc e da Secretaria de Agricultura com relação à gripe aviária. Além disso, a vinda do embaixador foi importante para alinharmos diversas parcerias comerciais com o nosso estado, além de conversarmos sobre a expansão, ainda mais, de nossas vendas”, reforçou o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

Importações do Japão

O Japão é o maior importador de carne de frango de Santa Catarina. Conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

“Essa visita, organizada pela SAI, já estava programada antes mesmo de acontecer a suspensão das exportações de carne de frango do Estado. Por coincidência, o incidente serviu para aproximar ainda mais o Japão de Santa Catarina, pois as autoridades japonesas puderam conferir e confirmar tanto a atuação preventiva quanto a atuação pronta, resolutiva e firme do Estado”, explicou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam ao estado catarinense cerca de US$ 310,8 milhões, o equivalente a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

Leia também:

1. VÍDEO – Homens brigam e trocam socos após acidente de trânsito no Centro de Blumenau
2. João Paulo Kleinübing apresenta programa que pretende destinar recursos para prevenção de desastres naturais em SC
3. Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa em Blumenau
4. Pró-Família oferece aulas para idosos aprenderem a usar smartphones em Blumenau
5. Morre bebê que caiu de segundo andar de residência no Vale do Itajaí


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes e Banda Cavalinho se reúnem no Bar da Zenaide para boas risadas e muita música:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo