Mário Hildebrandt vai a Brasília buscar subsídio para o transporte coletivo

Reuniões incluem ministros e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, estará em Brasília nesta terça-feira, 12, para discutir o subsídio federal para o transporte coletivo. Ele participará de reuniões no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com o ministro Daniel Ferreira e na Câmara dos Deputados, com o presidente da casa, Arthur Lira.

Hildebrandt integra a comitiva da Federação Nacional de Prefeitos (FNP) que deve ter presença de representantes de outras capitais e cidades de grande porte. O objetivo da comitiva é garantir a votação da PEC 15/2022, antecipando ainda a demanda, em caso de aprovação, junto ao MDR e a necessidade de atos complementares para a efetivação dos repasses aos municípios.

“Manter o transporte coletivo em operação é um desafio que os municípios tem carregado há alguns anos, mas desde 2020 com a pandemia isso ficou ainda mais difícil. As cidades que operam transporte coletivo tem conseguido manter os serviços em funcionamento com os repasses que tem sido feito pelos próprios Municípios. Blumenau, Indaial, Joinville, Florianópolis são apenas alguns exemplos disso no Brasil. O que queremos em Brasília é o apoio à esses repasses, evitar o aumento acima da inflação também no setor, para que consigamos novamente equilibrar essa conta e poder investir esses recursos, que são do município, em outras áreas. É olhar de Brasília, que tanto cobramos que saia da capital e venha para onde está a população de fato, que pedimos nesse momento e esperamos voltar com boas notícias”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.

A medida prevê o repasse de R$ 5 bilhões para apoiar os municípios, em 2022 e 2023, com subsídios para o transporte coletivo urbano. Com a aprovação da PEC, o Governo Federal poderia, entre outras medidas, ampliar benefícios sociais que não seriam autorizados em anos eleitorais, de acordo com a legislação vigente, repassando recursos à Estados, Distrito Federal e Municípios.

Leia também:

Dono da fábrica de bicicleta que pegou fogo em Blumenau se pronuncia: “é um recomeço”
Após relato de transfobia no Teatro Carlos Gomes, vítima afirma ser atacada diariamente em Blumenau
– Curso de capacitação para programadores abre inscrições em Blumenau
Lei que viabiliza chegada da tecnologia 5G em Santa Catarina é sancionada
Médico estupra gestante durante parto no RJ; vídeo flagra crime
Homem é preso por policial de folga após furtar bicicleta no Vale do Itajaí

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo