Médico do INSS de Blumenau investigado pela Polícia Federal está em liberdade

Ele cumpriu o mandado de prisão temporária de cinco dias em Itajaí

Médico do INSS de Blumenau investigado pela Polícia Federal está em liberdade

Ele cumpriu o mandado de prisão temporária de cinco dias em Itajaí

Bianca Bertoli

O médico perito do INSS de Blumenau, investigado pela Polícia Federal na Operação Sangrando, deflagrada na quinta-feira, 30, foi liberado na noite desta segunda-feira, 3, em Itajaí. André Luis Accioly cumpriu o mandado de prisão temporária de cinco dias, para que policiais e agentes da Inteligência Previdenciária pudessem conduzir as investigações.

A Polícia Federal (PF) não enxergou necessidade de pedir a prorrogação do pedido, por isso, Accioly foi solto, mas continua com o exercício da função pública de médico suspensa. Além disso, segundo a PF, os bens dele estão bloqueados, com o fim de garantir a reparação dos danos já causados aos cofres públicos – calculado em quase R$ 3,5 milhões.

Accioly foi detido na casa dele, em Blumenau, por suposta participação em concessões irregulares de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez. De acordo com a a PF, o médico estaria realizando atendimentos a pessoas específicas fora da agenda oficial.

Conforme o relato dos investigadores, concessões de benefícios seriam feitas com a inserção de dados falsos no sistema da Previdência. Muitos desses falsos beneficiários, que estariam também em Cruz Alta (RS) e Tupanciretã (RS), mantinham algum tipo de inter-relacionamento. Ao menos 16 pessoas pertencem a um mesmo grupo familiar.

Contraponto

O advogado Charles Balbinot, que defende Accioly, confirmou que o médico foi liberado na noite desta segunda-feira. Em conversa com a reportagem na semana passada, o defensor avaliou a prisão como injusta.

Ele negou as acusações feitas pela Polícia Federal e afirmou que três dos beneficiários ouvidos até então rejeitaram qualquer irregularidade em seus processos junto ao INSS.

“Fizeram da investigação um picadeiro. Ninguém pensou na família dele, na carreira dele, na imagem dele perante à sociedade”, disse.

Mais notícias de Blumenau e região

Acidente mata homem de 27 anos na rua Itajaí, entre Gaspar e Blumenau

Buraco que provocou prejuízos em série a motoristas de Blumenau é coberto

Você tem um jardim bem cuidado? Então confira este concurso

Quando chove, é balde para todo lado na rodoviária de Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio