Moradores podem enviar reclamações à prefeitura de Blumenau via WhatsApp
Novo canal de comunicação aceita receber mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos
A Controladoria-Geral do Município (CGM) passa a disponibilizar aos usuários de serviços públicos municipais mais um canal oficial de atendimento. Agora, a Ouvidoria da prefeitura de Blumenau conta com o aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e elogios.
O novo canal funciona pelo número (47) 99769-3773 e, com exceção de chamadas telefônicas, todas as funcionalidades poderão ser utilizadas, seja por meio de mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos.
Para o controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, a adoção da nova ferramenta busca melhorar e facilitar o atendimento à população no que tange as atribuições da Ouvidoria, em especial as demandas por serviços urbanos, possibilitando uma maior aproximação com os cidadãos e o constante aprimoramento dos serviços públicos.
O WhatsApp já é utilizado em Blumenau pelo Procon e pela Praça do Empreendedor.O usuário que optar por fazer o uso da nova ferramenta deverá encaminhar a manifestação a qualquer momento com os respectivos dados de identificação (nome, CPF ou CNPJ, RG e endereço completo).
Após o recebimento, a Ouvidoria fornecerá como resposta o número de protocolo para o acompanhamento da demanda no sistema de gestão da Prefeitura.
Além do WhatsApp, as demais formas de contato com a Ouvidoria continuam funcionando normalmente: e-mail ouvidoria@blumenau.sc.gov.br; por carta convencional endereçada à Ouvidoria (Praça Victor Konder, 2 – 1º andar – sala 11 – Centro); pelo telefone 156, na opção 1 do menu; ou ainda presencialmente. A Ouvidoria atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.
Quando procurar a Ouvidoria da Prefeitura
A Ouvidoria é um canal de atendimento exclusivo para reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O usuário somente deve recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos.
A Ouvidoria atua para solucionar esses casos, bem como elaborar propostas que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços e a resolução de problemas. Denúncias de irregularidades ou ilegalidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens ou outra situação que possa atentar contra o direito do usuário, também são recebidas pelo órgão. O usuário poderá solicitar que sua identidade seja mantida em sigilo ou, no caso de denúncia, ser realizada de forma anônima.
O controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, reitera que “as solicitações iniciais de serviços devem ser enviadas diretamente aos órgãos responsáveis, e os pedidos de acesso à informação por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC)”.
Mais notícias de Blumenau e região
Cartório Margarida muda de mãos e surpreende usuários, em Blumenau
Adutora rompe na rua Amazonas e Garcia pode ficar sem água nesta quarta-feira
Quem é Marcelo Martendal, padre que assumirá a Catedral de Blumenau
Como um vigia de 20 anos desarmou e matou dois assaltantes em Ascurra