Motoboys anunciam paralisação em Blumenau após prefeito vetar projeto que cederia 15 minutos de Área Azul

Protesto será realizado na terça e quinta-feira

A Associação dos Motoboys de Blumenau organizou uma paralisação após o projeto de lei que cederia 15 minutos de Área Azul para a categoria ser vetada pelo prefeito Mário Hildebrandt. A proposta havia sido aprovada com unanimidade na Câmara de Vereadores, mas a negativa da Secretaria Municipal de Trânsito impediu a aprovação.

A paralisação está programada para terça-feira, 22, e quinta, 24. A associação estima que cerca de 3 mil motoboys da cidade estão inscritos em aplicativos como iFood, que também devem ser afetados pelo protesto.

“O motoboy de Blumenau enfrenta diariamente muitos desafios tantos com o trânsito, o clima e as taxas baixas dos aplicativos. Para cada entrega em que fazemos na região central temos que utilizar uma cartela de Área Azul. Somos compostos por muitos pais de família que necessitam trazer um ganho para suas casas e fica inviável gastar tanto dinheiro que não é reposto pelos aplicativos de entrega”, desabafa Henrique Rodolfo Rodrigues.

Uma manifestação pacífica está agendada para as 13h30 de cada dia na rua Antônio da Veiga, em frente ao posto Bela Joia.

Justificativa da prefeitura

Em um memorando, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes alega que a medida “abre o precedente para que as demais categorias de prestadores de serviço venham a requerer o mesmo benefício”, justificando comprometimento financeiro na Área Azul.

“Ademais, entendemos que, as empresas que contratam esses serviços é quem seriam as reais beneficiadas, e não o entregador, uma vez que os valores pagos pelo serviço já devem prever o pagamento desta taxa, por trata-se de uma atividade comercial”, ressaltou o secretário Alexandro Eduardo Fernandes.

Outro motivo para vetar o projeto dado pela secretaria é a impossibilidade de fiscalizar o tempo de permanência dos motoboys, “uma vez que o sistema contratado não prevê tal fracionamento e isenção, o que permitiria a descaracterização e uso indevido do benefício concedido”.

Leia também:

1. VÍDEO – Homens brigam e trocam socos após acidente de trânsito no Centro de Blumenau
2. João Paulo Kleinübing apresenta programa que pretende destinar recursos para prevenção de desastres naturais em SC
3. Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa em Blumenau
4. Pró-Família oferece aulas para idosos aprenderem a usar smartphones em Blumenau
5. Morre bebê que caiu de segundo andar de residência no Vale do Itajaí


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes e Banda Cavalinho se reúnem no Bar da Zenaide para boas risadas e muita música:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo