Na manhã desta sexta-feira, 29, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) reuniu líderes políticos, entidades e convidados em um café da manhã em Blumenau com o objetivo de fazer uma prestação de contas do mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Durante o discurso, o deputado citou que tomou posse em fevereiro, mas em janeiro já visitava os municípios, começando com os que foram atingidos por fortes chuvas em 2022, para já ter um parâmetro de como deveria iniciar os trabalhos.

Ao todo, Napoleão visitou 85 cidades desde o início do mandato, apresentou 18 projetos de lei, protocolou 230 requerimentos, realizou 28 indicações e apresentou 66 moções.

Ele destaca a importância de estar presente em algumas comissões na Alesc, especialmente a de Constituição e Justiça (CCJ). Além disso, ele também atua nas comissões de Assuntos Municipais, Segurança Pública, Agricultura e Política Rural e Direitos Humanos.

Projetos e bandeiras

Também pontuou a atuação em alguns projetos de leis como o que propõe um formato mais justo para o reajuste do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); melhores condições de pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e isenção para pessoas com deficiência e que são de baixa renda; o projeto SOS SC que prevê o acesso imediato das prefeituras das cidades atingidas por desastres naturais aos recursos estaduais; além da atuação na aprovação do programa Universidade Gratuita.

Ele também comentou sobre o combate às irregularidades na operação do ferry boat entre Itajaí e Navegantes. O deputado conseguiu viabilizar uma audiência pública sobre o tema e se uniu ao Tribunal de Contas e Ministério Público para cobrar providências ao Estado sobre o serviço.

Além de apresentar o trabalho desempenhado na Alesc, Napoleão também se colocou à disposição da população para receber sugestões e pautas para avaliar. “Estou muito realizado de contribuir com o desenvolvimento da cidade, região e estado”, comemorou.

“O objetivo foi prestar contas do mandato. Um deputado é representante e para representar uma cidade ou uma região é importante conviver e se relacionar. Nós tivemos dezenas de pessoas, entidades de Blumenau, Organizações Não Governamentais, da sociedade civil e lideranças da nossa cidade para, por um lado, prestar contas do nosso mandato, as realizações, ações, bandeiras e defesas, mas também mais uma vez reforçar que o nosso mandato é aberto para Blumenau e Vale do Itajaí para fazer a defesa incondicional de tudo aquilo que vem ao encontro do melhor para a cidade e região”, salienta.

Atendendo demandas

Napoleão ainda recordou que quando foi prefeito de Blumenau por dois mandatos, optou por assumir uma política de relacionamento com a sociedade civil para também prestar contas, além de manter o canal aberto.

O encontro também teve o objetivo de se colocar a disposição da região. “Para justamente ouvir as sugestões, demandas, reivindicações e ponderações. É para reforçar a nossa postura de abertura ao diálogo e de abertura à sociedade para construir o melhor para Blumenau e região”.

Na visão do deputado, a prestação de contas é um dever ético e uma obrigação de quem ocupa um mandato público.


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: