Faltando oito meses para a eleição de 2024 e o cenário em Blumenau ainda está aberto. As conversas nos bastidores estão acontecendo, mas muitos partidos ainda estão em busca de um nome forte para disputar a Prefeitura de Blumenau. Outros já fazem conversas para firmar possíveis alianças.
O que se escuta nos bastidores é que, diferente da eleição municipal de 2020, quando Blumenau teve 12 candidatos, neste ano devemos ter a metade de candidatos.
Onda 22
A força da onda bolsonarista também deve causar impacto na eleição deste ano. Prova disso foi a eleição extraordinária que ocorreu em setembro de 2023 em Brusque. O candidato André Vechi, que na época era do DC, tinha como vice Deco Batisti do PL.
Mesmo não sendo do partido de Bolsonaro, o candidato recebeu apoio massivo do partido e teve grandes figuras ao lado dele durante a campanha, como o governador Jorginho Mello e os deputados Ana Campagnollo e Zé Trovão.
André venceu a eleição com 40,54% dos votos. A eleição serviu como termômetro para comprovar a força do PL nas eleições de 2024. Algumas fontes dizem à coluna que o candidato que disputar a eleição pelo PL já pode se considerar vitorioso.
No entanto, até o momento, o partido ainda não tem um pré-candidato definido para o pleito. Nas últimas semanas, muitos nomes foram ventilados como possíveis candidatos, entre eles o da secretária Adjunta de Educação em Santa Catarina, Patrícia Lueders, o ex-prefeito de Blumenau e presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, e o deputado Ivan Naatz – que já se colocou à disposição do partido.
Apesar desses e de outros nomes, a escolha deve ser chancelada pelo governador Jorginho. Conforme divulgado anteriormente pela coluna, o governador Jorginho quer eleger os candidatos a prefeito do PL nos principais municípios de Santa Catarina, e Blumenau se inclui na lista.
Conforme divulgado anteriormente pela coluna Poder Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) deve se filiar ao partido do governador Jorginho Mello (PL). A mudança, inclusive, já foi mencionada na última reunião do partido em Blumenau, pelo deputado Ivan Naatz (PL).
Fator Maria
Apesar da mudança praticamente formalizada do prefeito, o mesmo ainda não pode ser dito sobre a vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB). A vice-prefeita de Blumenau, a qual Mário afirma querer que seja sua sucessora, não deve se filiar ao partido neste primeiro momento.
No entanto, os bastidores indicam que ela já recebeu convites do PL e deve seguir o prefeito na mudança partidária. Fontes da coluna afirmam que Maria tem a intenção de disputar a prefeitura.
No ano passado, o vereador Bruno Cunha (Cidadania) se aproximou mais de Maria Regina, o que poderia indicar uma possível chapa para disputar a prefeitura neste ano. No entanto, a relação parece ter esfriado.
Pré-aliança entre Novo e PSD
O partido Novo de Blumenau deve replicar a pré-aliança feita em Joinville com o PSD. O ex-promotor de Justiça Odair Tramontin deve ser o candidato a prefeito e o PSD deve indicar o vice. Segundo apuração da coluna Poder Blumenau, o nome do vice ainda não foi escolhido, mas as especulações apontam para Denise dos Santos (PSD), esposa do deputado federal Ismael dos Santos (PSD), que é presidente do partido no município.
O Novo também teria conversado com o deputado Marcos da Rosa, presidente do União Brasil em Blumenau. No entanto, as conversas são iniciais e o possível apoio do partido para candidatura de Tramontin ainda não foi fechado.
A força da igreja deve render bons votos para Tramontin.
PT
Apesar de Blumenau ser um município com forte apoio à direita, o PT pretende disputar a eleição para prefeito neste ano. No entanto, assim como os demais, o partido ainda não definiu o nome para encabeçar a chapa. Atualmente, o partido tem alguns nomes como a deputada federal Ana Paula Lima, e o presidente do Sebrae e ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima.
A definição do nome deve ocorrer mais adiante, mas o partido já confirmou que estará presente na disputa.
Fator Egídio
Quem também pode disputar a Prefeitura de Blumenau é o atual deputado estadual, delegado Egídio Ferreira (PTB). Ele já foi convidado para se filiar ao MDB e para ser o candidato do partido no pleito municipal.
Apesar de estar alinhado com o partido, a filiação de Egídio não tem data para acontecer. Mesmo assim, o nome dele já é cotado para disputar a vaga.
Possível candidatura
O presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira (PP), colocou o nome à disposição do partido caso decidam disputar a majoritária em Blumenau. Ele já conversou com a coluna em 2023 e informou que o partido deve ter um candidato na disputa.
Leia também:
1. Audiência pública em Blumenau discute alterar tamanho permitido para prédios e preocupa ONG ambientalista
2. Saiba quando retornam viagens do transporte coletivo de Blumenau até o IFSC de Gaspar
3. Saiba tudo sobre a 16ª Osterfest de Pomerode, que começa nesta quinta-feira
4. Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF nesta quinta-feira
5. Homens brigam por causa de creatina em academia de Balneário Camboriú
Veja agora mesmo!
César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente: