Paciente que se emocionou ao receber visita do cão em hospital de Blumenau morre
Emanuel tinha 82 anos
Morreu na noite desta quarta-feira, 15, Emanuel Osvaldo Tillmann, de 82 anos. O idoso foi notícia quando recebeu uma visita especial da cadelinha de estimação, Uni, no hospital Santa Catarina, em Blumenau, no começo de fevereiro.
O velório de Emanuel começou às 7h desta quinta-feira, 16, na Capela Mortuária da Igreja Martin Luther, no bairro Itoupava Seca. Às 16h acontece a cerimônia de despedida, no mesmo local.
Relembre a visita da Uni
Internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Santa Catarina de Blumenau desde o dia 14 de dezembro, o paciente Emanuel Osvaldo Tillmann, de 82 anos, recebeu no dia 8 de fevereiro, a visita da sua cadelinha de estimação, Uni.
Uni faz parte da família há seis anos, tempo suficiente para ser o “amor da vida” do Opa, como era carinhosamente chamado pelos parentes mais próximos. No dia, a filha do paciente, Shirley Tillmann destacou a importância do animal para o idoso: “Eles são parceiros inseparáveis. Desde que foi adotada, Uni acompanha o meu pai em todos os momentos, na roça, nos passeios vespertinos, durante as sessões de cinema em casa… Ele é o seu facilitador de petiscos, tanto que durante a estadia dele aqui no hospital, ela emagreceu”.
A visita cumpriu todos os protocolos de segurança e requisitos sanitários exigidos por lei.
De acordo com a supervisora do CTI Adulto, Soraya Bachmann Sousa, a visita foi articulada para melhorar o ânimo e tranquilizar Emanuel, que se emocionou ao receber a visita especial.
Estudos apontam que a interação entre cães e pacientes têm efeito calmante e antidepressivo, além da redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral. As visitas dos pets são autorizadas pela instituição em todas as unidades, desde novembro de 2017, quando foi desenvolvido um protocolo específico com uma série de cuidados a serem seguidos pelos visitantes.
Veja fotos:
Leia também:
1. “Sempre lembrarei de você feliz”; saiba quem era homem que morreu após sofrer choque elétrico em Blumenau
2. “Temo pela vida da minha família”: vereador de Blumenau afirma ter sido alvo de ameaças
3. Chef alemão Heiko Grabolle anuncia despedida de Blumenau
4. Estado de Greve: servidores da Furb voltam a cobrar reajuste salarial
5. VÍDEO – Professor de História é flagrado elogiando Hitler em sala de aula de SC
– Assista agora:
Renato Medeiros dá dicas para novos empreendedores e comenta sobre planos de aposentadoria