O fim de semana e a segunda-feira, 25, marcaram a homologação de diversas pré-candidaturas blumenauenses à Alesc e à Câmara Federal. PP, Podemos, União Brasil, PSD, Patriota, Republicanos e o PT aprovaram os nomes daqueles que irão disputar vagas no legislativo e executivo em outubro. Antes disso, na quarta, o Novo também realizou a convenção estadual.

Podemos

No sábado, 23, pela manhã, o Podemos foi o primeiro a realizar a convenção. Nele, foram aprovadas as candidaturas do ex-secretário de Comunicação de Blumenau, André Espezim e da líder comunitária Lucelma Baldi. Ambos possuem amplo apoio do principal líder do partido no Vale do Itajaí, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

PP

Também pela manhã, o PP homologou os nomes do vereador Almir Vieira e João Pizzolati Neto para deputado estadual e da advogada Marilise Martinez à deputada federal. Ela é suplente na Câmara, enquanto Almir ocupa a segunda legislatura em Blumenau (2017-atual).

PTB

O Partido Trabalhista Brasileiro também homologou na manhã de sábado os candidatos que irão disputar a eleição deste ano. De Blumenau foram três nomes oficializados: do delegado Egídio Ferrari, que atualmente atua em Brusque, mas continua com domicílio eleitoral na cidade natal e irá estrear em eleições buscando uma vaga como deputado estadual; Do policial civil e ex-presidente da Fesporte em SC, Rui Godinho, que é suplente de deputado federal será novamente candidato à Câmara; e da presidente do PTB Mulher Blumenau, Cláudia Lindner, que será candidata a deputada estadual.

União Brasil 

Durante a tarde, foi a vez do União Brasil realizar a convenção que definiu e aprovou os nomes de dois blumenauenses. Ricardo Alba, deputado estadual mais bem votado em Santa Catarina em 2018, agora irá disputar uma vaga para deputado federal.

“Com muita responsabilidade recebo essa missão de continuar nossa luta em defesa dos catarinenses, agora em Brasília”, escreveu nas redes sociais.

O vereador de Blumenau, Marcos da Rosa, também teve o nome confirmado para deputado estadual. Na Câmara desde 2013 (três mandatos), Marcos foi o vereador de Blumenau mais bem votado nas eleições de 2012 e 2016. Em 2018 ele disputou uma vaga na Câmara Federal.

PSD

Dois blumenauenses tiveram os nomes homologados na convenção do PSD, também na tarde de sábado, 23. Napoleão Bernardes foi oficializado como pré-candidato a deputado estadual. Com discurso de que quer ser a “Voz do Vale”, o ex-prefeito de Blumenau divulgou um texto destacando a experiência na vida pública.

“Já fui vereador e prefeito, então sei onde o calo aperta e quero ajudar muito no fortalecimento dos municípios. Aos 39 anos, me sinto absolutamente preparado para este desafio e acredito que posso unir renovação e experiência administrativa em favor da população de Santa Catarina”, afirmou.

O outro nome blumenauense é do deputado estadual Ismael dos Santos, que irá buscar uma vaga na Câmara Federal. Um dos principais representantes evangélicos na política catarinense, Ismael confirmou que a campanha iniciará no dia 15 de agosto.

“Buscaremos um mandato fundamentado no compromisso com a ética, com a valorização da cidadania e da liberdade de expressão, na defesa da vida, contra as drogas e no fortalecimento da família catarinense”, escreveu ele nas redes sociais.

Patriota

O Patriota também aprovou o nome de três pré-candidatos para a eleição deste ano a deputado estadual. O ex-comandante da Polícia Militar em Blumenau Jefferson Schmidt, o vereador Gilson de Souza, e ex-diretor de trânsito do Seterb, Fábio Campos.

“A caminhada começou em março e agora temos que aguardar a documentação tramitar no TRE-SC para poder sair as ruas”, destacou o tenente coronel, que participou presencialmente da convenção do Patriota.

O ex-diretor do Seterb também esteve presente no evento e teve a candidatura confirmada pelo partido. O vereador – que está no segundo mandato em Blumenau, desde 2016 – não pôde comparecer por assuntos pessoais, mas também teve o nome confirmado.

Republicanos

O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Egídio Beckhauser, teve o nome confirmado em convenção do Republicanos, partido do governador Carlos Moisés. Pelas redes sociais ele também destacou o lançamento da pré-candidatura, publicando um vídeo recebendo o apoio de atletas e do esporte blumenauense, que é a sua maior bandeira.

“Juntos conquistamos muito para Blumenau e é possível fazer mais para Santa Catarina”, destacou Egídio, em texto divulgado à imprensa.

PT

O Partido dos Trabalhadores realizou a convenção nesta segunda-feira, 25. Além da candidatura de Décio Lima, o PT aprovou os nomes dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Em Blumenau são quatro nomes: Adriano Pereira, Adriana Rossi e Jean Volpato para Alesc e Ana Paula, para federal.

Adriano Pereira, vereador em Blumenau desde 2013 (três legislaturas), irá disputar uma vaga para deputado estadual. Ele também é suplente na Assembleia Legislativa de SC, onde ficou por 60 dias, entre maio e abril.

Ana Paula foi deputado estadual por quatro vezes, além de candidata a prefeita em Blumenau em 2016, e também a deputada federal em 2018. Naquela oportunidade, chegou a ser eleita, mas não teve a posse oficializada após decisão da Justiça Eleitoral, que não considerou os votos de outra candidata do partido.

Adriana e Volpato, apesar de não possuírem mandatos, são militantes e bastante envolvidos internamente no Partido dos Trabalhadores.

Novo

Antes dos nomes oficializados neste fim de semana e segunda, o Novo foi o primeiro a realizar a convenção partidária, na quarta-feira, dia 20. Na data, além da candidatura de Odair Tramontin ao governo do estado, o partido também homologou dois nomes blumenauenses para Alesc: do empresário Bruno Winzewski e da bióloga Maria Fernanda.

“Eu sei como é difícil fazer campanha sem dinheiro público, sem prometer cargos aos apoiadores e sem prometer coisas impossíveis de cumprir. Mas lutar pelo futuro é isso”, escreveu Winzewski nas redes sociais.

“Melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas, o mais rápido possível e de forma duradoura, esse é meu propósito”, afirmou Maria Fernanda, ao anunciar a homologação da candidatura.

Atualização: Foram adicionados os nomes do PTB (Egídio Ferrari, Rui Godinho e Claudia Lindner) e de Fabio Campos (Patriota), que também tiveram as candidaturas homologadas no sábado, 23.