A discussão envolvendo a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) voltou a ser pauta em Brasília. A iniciativa partiu do senador Jorginho Mello (PL), após conversa com reitora da instituição, Márcia Sardá Espíndola.
Esse encontro aconteceu em Blumenau neste sábado, 23, durante jantar na Vila Germânica, no lançamento da Oktoberfest 2022 e anúncio dos eventos na cidade no ano que vem.
Diante da demanda, nesta semana, Jorginho conversou com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e encaminhou um ofício com a proposta de federalização. Esse documento foi enviado pela própria Furb, a pedido do senador.
Jorginho teria ouvido do ministro que já existe uma série de universidades por todo o Brasil que o Governo quer e irá federalizar. Agora, haverá uma tentativa de incluir a Furb nessa lista. Porém, as conversas ainda são iniciais.
Caso dessa forma não seja possível, uma segunda alternativa também já foi colocada em prática. Nesta quarta-feira, 27, Jorginho Mello protocolou no Senado um Projeto de Lei para tornar a Furb na Universidade Federal do Vale do Itajaí.
O PL precisa passar pelas comissões – principalmente Comissão Cultura e Esporte – e se aprovada, ir à votação em plenário. Na sequência, teria o trâmite que todos outros projetos possuem – claro, a depender de ser colocada em pauta pelos presidentes do Senado e Câmara, situações que podem demorar bastante tempo.