Os vereadores Gilson de Souza (Patriota) e Diego Nasato (Novo) deixaram a CPI da Blumob nesta quarta-feira, 29, sem fazer perguntas ao diretor Geral da AGIR, Henrich Pasold – o convocado desta reunião.

A saída dos vereadores se deu após apontamento do relator da CPI, Alexandre Matias (PSDB), de que a participação deles teria que ser feita de forma diferente do que ocorreu nas sessões anteriores, para organizar os trâmites.

“Respeitando as regras dessa casa legislativa, acredito que seria interessante os vereadores que não fazem parte da comissão poderem fazer uso da palavra, desde que com tempo pré-estabelecido e antes dos membros efetivos”, afirmou Matias.

“Se for nesses termos, me recuso a participar. E acredito que o Diego também (…) Entendo que da ultima vez que participamos causamos situações importantes pra CPI e agora obviamente há interesse em limitar minha participação”, respondeu Gilson.

O vereador Marcelo Lanzarin (Podemos), concordou com as palavras de Matias e destacou que não estavam cerceando a participação, mas cumprindo as regras da CPI e tentando organizar a sessão.

“Eu particularmente não vi fatos que aqui colocaram em situação difícil o governo ou representantes dessa mesa. Aliás, trouxemos debates, que se prolongou por mais de três horas, que nem diziam respeito a essa CPI”, argumentou Lanzarin.

Do contrário, o presidente da CPI, Carlos Wagner Alemão (PSL) apontou que eles poderiam falar, pois ele autorizava. Entretanto, Matias solicitou pausa para ouvirem a Procuradoria Jurídica da Câmara. Ao retornar, a reunião não tinha mais a presença de Gilson e Diego.

A sessão citada por Gilson e Lanzarin foi há duas semanas, quando a CPI ouviu um representante da Blumob. Naquela oportunidade, Gilson foi destaque, ao perceber duas situações que podem ser consideradas “confissões” de descumprimentos de contrato e da justa concorrência na licitação.

A reunião desta quarta iniciou às 14h e até a publicação da coluna ainda ouvia o depoente. A CPI possui transmissão da TV Legislativa neste link.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube