O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), oficializou nesta segunda-feira, 21, que irá cumprir o mandato do qual foi reeleito e não irá mais disputar as eleições deste ano. Principal nome do MDB na região, ele havia anunciado a pré-candidatura para deputado estadual em dezembro do ano passado em evento para o empresariado e imprensa da região.
Ao anunciar a decisão nesta segunda, Wan-Dall destaca que não conseguiu encontrar segurança na atual conjuntura política e partidária para arriscar o mandato como prefeito. Para disputar a eleição deste ano ele teria que renunciar ao cargo, a exemplo do que fez o prefeito Napoleão Bernardes (PSD) em 2018, quando deixou a Prefeitura de Blumenau.
“O MDB é um dos maiores partidos do Estado, mas também é uma das maiores bancadas da Assembleia. Para garantir a eleição, a nominata precisa ser forte. Com as indefinições a nível estadual, não sinto tranqüilidade em colocar meu nome à disposição”, explicou.
Além das incertezas quanto ao cenário político, Wan-Dall também comentou que o compromisso com Gaspar, pela reeleição conquistada em 2020 também pesou na decisão. “Preciso respeitar o que a nossa comunidade expressou nas urnas em 2020. Os gasparenses avaliaram positivamente o nosso governo e acreditaram que podíamos fazer mais. Quero honrar esse compromisso, antes de assumir outro”.
Kleber era a principal aposta do MDB na região, sendo, aliás “o candidato” do partido no Médio Vale do Itajaí. O diretório municipal havia escolhido seu nome para fortalecer a sigla e ainda estudava lançar uma candidata mulher para deputada federal, o que ainda não foi definido.