A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau tem novo secretário. Sylvio Zimmermann (PSDB) assumiu a pasta nesta terça-feira, no lugar de Moris Kohl, que estava há oito anos e meio na pasta.
Moris afirmou que a troca foi uma decisão do prefeito, provavelmente por questões políticas, levando em consideração a participação do PSDB na reeleição de Mário. Aliás, Sylvio chegou a ser indicado pelos tucanos para concorrer a vice em 2020, posição que acabou ficando para Maria Regina Soar.
“Meu cargo não era político, é técnico. É mais fácil tirar técnico do que político, pelas composições partidárias no governo. E essa foi a questão, de aglutinar algumas peças e eu fui chamado pra sair”, afirmou Moris a coluna.
Ele ainda apontou que a saída, mesmo que indesejada, foi feliz, devido ao trabalho que conseguiu executar em oito anos e meio na pasta, sendo quatro e meio como secretário.
“A saída até já era esperada, pra falar a verdade, devido as composições feitas na eleição. Mas saio feliz, com sentimento de dever cumprido. Agradeço ao Napoleão pelo convite e ao Mário pela continuidade”, finalizou.
Por nota divulgada pela prefeitura de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt também agradeceu aos serviços prestados por Moris.
“É uma Secretaria importante e agradecemos ao ex-secretário Moris pelos serviços prestados ao longo dos anos que esteve à frente da pasta. Que Deus continue abençoando sua vida e guiando seus passos”.
Sylvio na realidade está trocando de pastas. Ele deixa a secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), na qual estava desde fevereiro. Para o seu lugar, assume o secretário Marcelo Greuel, que acumula as pastas de Turismo e Lazer (Sectur) e presidente do Parque Vila Germânica.
Currículo
Sylvio Zimmermann tem 45 anos e é formado em Administração e Gestão Empresarial pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) dede 2004 e pelo MBA em Gestão de Políticas Públicas pela Uniasselvi desde 2018.
Antes de fazer parte do governo Mário Hildebrandt, ele foi vereador de Blumenau entre 2016 a 2020 e se tornou suplente do PSDB nas eleições do ano passado, ao conquistar 1.754 votos.
Antes da eleição como vereador, ele fez parte do governo Napoleão Bernardes, como presidente da Fundação Cultural de Blumenau, entre 2012 e 2016.
Cargo foi pedido por Ivan Naatz, do PL
O cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico em Blumenau foi pedido pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL), mas negado pelo prefeito Mário Hildebrandt. Há um mês, a coluna postou um texto onde destacava uma reunião em que Ivan tentava colocar um indicado seu na linha de frente do governo.
Na época, um nome que se circulava era de Rodrigo Boeing Althof, que foi candidato a prefeito em Gaspar pelo PL.
Atualmente, o PL compõe o governo com dois nomes locados na prefeitura de Blumenau. Afonso Espíndola é o diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e João Paulo Taumaturgo é diretor geral de Planejamento Urbano.