O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) fez, a pedido da coluna, uma avaliação das eleições 2022. Na questão legislativa, Renato Medeiros comemorou o maior número de representantes da cidade e região. No âmbito federal citou a importância da eleição de um Senador de Itajaí e comentou a busca por aproximação com os representantes petistas, que serão importantes no acesso ao Governo Federal.
“Se pegar Alto Vale, até Itajai, onde a Acib e outras entidades atuam, temos até Senador. De Rio do Sul até Itajaí, nunca estivemos tão bem representados. Em Blumenau também, são quatro estaduais e dois federais. Aumentamos bastante, foi um resultado positivo”, afirmou.
Sobre o governo do estado, Renato também avaliou o resultado como positivo. Salientou que não houve surpresa, pois já era o que o cenário das pesquisas e das ruas apontavam, e que a região está bem servida.
Ele lembrou que Jorginho Mello (PL) já morou na região, que conhece e tem muito relacionamento com Blumenau, acreditando assim que será uma relação saudável. Entretanto, chamou atenção para o receio da falta de relação com o governo federal.
“Resta saber se teremos dinheiro federal, se teremos uma relação com o governo federal. SC é de direita, votou nos candidatos de direita, mas agora precisa saber conversar, ter uma harmonia. Passamos os últimos quatro anos com um governador e um presidente que não se falavam. Não houve uma visita do presidente ao estado, de forma institucional. Não podemos ter isso novamente”.
Aliás, sobre a vitória de Lula (PT) contra Bolsonaro (PL), o presidente da Acib comentou sobre a necessidade de respeitar o resultado das urnas, que foi da maioria dos eleitores brasileiros.
“É nítido que Santa Catarina e a região Sul não queriam esse resultado. Mas democracia é isso. Temos que respeitar a decisão das urnas. O que estão fazendo nas rodovias é inexplicável”.
Importância dos petistas blumenauenses
Para Renato, dois blumenauenses terão um papel importante nessa busca por harmonia entre os poderes: Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau, candidato ao governo do estado e grande aliado de Lula, e Ana Paula Lima (PT), deputada federal eleita.
“Eles terão força junto ao governo federal. Temos que trabalhar cada vez mais juntos. Temos que estar cada vez mais próximos. Tentar lutar contra o aumento tributário, mas buscando diálogo, unidos e com serenidade”
– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha