Foi cancelada a reunião entre mais de 100 lideranças de Blumenau e Vale do Itajaí com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa. O encontro estava marcado para esta segunda-feira, 2, a partir das 17h30, na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

O objetivo do encontro era que o representante do DNIT explicasse detalhadamente o porquê do impasse na aplicação dos R$ 200 milhões do Governo do Estado nas obras da BR-470.

Enquanto o governo estadual quer aplicar todo o montante nos lotes 1 e 2 para finalizar e entregar estes trechos – inclusive com apoio de prefeitos da AMMVI e lideranças regionais – o DNIT vem defendendo dividir os valores nos quatro lotes. A indefinição travou os recursos que, apesar de terem sido garantidos há dois meses, ainda não resultaram em obras.

O próprio superintendente foi quem cancelou a visita, alegando que havia sido convocado para uma reunião com a diretoria do DNIT. Cabe destacar que Carioni já havia falado brevemente sobre o assunto durante uma videoconferência entre os empresários no fim de junho.

Naquela oportunidade, sem muitos detalhes, o superintendente deixou bastante clara a sua opinião sobre o empenho dos recursos estaduais. Ele ainda afirmou que era uma visão técnica do tema, mas que não define como a alocação dos recursos seria feita efetivamente.

Inclusive a situação se tornou uma briga política. Isso porque a posição do DNIT é defendida por alguns políticos contrários ao governo Carlos Moisés (sem partido), entre eles o senador e pré-candidato ao governo do estado em 2022, Jorginho Mello (PL), que possui bastante influência no órgão federal, pela sua proximidade ao governo em Brasília.

Jorginho Mello ao lado de Ronaldo Carioni. Foto: Anderson Coelho/Divulgação

Jorginho aponta que o governador catarinense quer fazer política eleitoral com a obra, querendo ser o responsável por finalizar os dois trechos. Já Moisés, ameaça não liberar os recursos se eles não forem aplicados para nos lotes lotes 1 e 2.

Apesar do cancelamento de Carioni, a Acib informou que a reunião ainda será realizada, porém, apenas com a presença do deputado federal Darci de Matos (PSD). Um novo encontro com a presença do superintendente deve ser agendado em outra data.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube