Foi cancelada a reunião entre mais de 100 lideranças de Blumenau e Vale do Itajaí com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ronaldo Carioni Barbosa. O encontro estava marcado para esta segunda-feira, 2, a partir das 17h30, na sede da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
O objetivo do encontro era que o representante do DNIT explicasse detalhadamente o porquê do impasse na aplicação dos R$ 200 milhões do Governo do Estado nas obras da BR-470.
Enquanto o governo estadual quer aplicar todo o montante nos lotes 1 e 2 para finalizar e entregar estes trechos – inclusive com apoio de prefeitos da AMMVI e lideranças regionais – o DNIT vem defendendo dividir os valores nos quatro lotes. A indefinição travou os recursos que, apesar de terem sido garantidos há dois meses, ainda não resultaram em obras.
O próprio superintendente foi quem cancelou a visita, alegando que havia sido convocado para uma reunião com a diretoria do DNIT. Cabe destacar que Carioni já havia falado brevemente sobre o assunto durante uma videoconferência entre os empresários no fim de junho.
Naquela oportunidade, sem muitos detalhes, o superintendente deixou bastante clara a sua opinião sobre o empenho dos recursos estaduais. Ele ainda afirmou que era uma visão técnica do tema, mas que não define como a alocação dos recursos seria feita efetivamente.
Inclusive a situação se tornou uma briga política. Isso porque a posição do DNIT é defendida por alguns políticos contrários ao governo Carlos Moisés (sem partido), entre eles o senador e pré-candidato ao governo do estado em 2022, Jorginho Mello (PL), que possui bastante influência no órgão federal, pela sua proximidade ao governo em Brasília.
Jorginho aponta que o governador catarinense quer fazer política eleitoral com a obra, querendo ser o responsável por finalizar os dois trechos. Já Moisés, ameaça não liberar os recursos se eles não forem aplicados para nos lotes lotes 1 e 2.
Apesar do cancelamento de Carioni, a Acib informou que a reunião ainda será realizada, porém, apenas com a presença do deputado federal Darci de Matos (PSD). Um novo encontro com a presença do superintendente deve ser agendado em outra data.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: