O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou nesta segunda-feira, 11, o pedido de impugnação da candidatura de Jorge Seif (PL) ao senado. A denúncia havia sido feita pelo também candidato ao cargo, Afrânio Boppré (Psol).
Afrânio alegava que Jorge Seif não cumpriu a exigência de desincompatibilização do cargo de secretário nacional de Pesca que exercia no governo federal para ser candidato a senador. O vereador do Psol justifica que Seif não se afastou efetivamente das atividades, “permanecendo com uso e ocupação de imóvel funcional em Brasília”, conforme acusou.
Entretanto, de acordo com decisão do juiz Zang Estael Leite Júnior, o pedido feito por Afrânio foi peticionado em “autos apartados e em desacordo com a norma regente da matéria”.
Para ele, o “erro grosseiro” foi razão para que o requerimento não fosse conhecido e o processo arquivado.
“Seguimos com a cabeça tranquila, pois sabíamos que o pedido pretendia apenas tumultuar o processo democrático das eleições deste ano”, comentou Jorge Seif.
Jorge Seif Júnior, de 45 anos, teve seu nome homologado para concorrer ao senado, na última sexta-feira, 5, em Florianópolis, em chapa pura do Partido Liberal.
O empresário blumenauense Adrian Rogers Censi foi inscrito como segundo suplente da chapa.