O atual vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) deve assumir no mês de abril a Secretaria de Promoção de Saúde de Blumenau. Ele, portanto, torna-se secretário na vaga que foi de Winnetou Krambeck durante três anos e que está sendo interinamente administrada por Oscar Rautenberg, até então diretor-geral da pasta.
Lanzarin – que começou sua carreira na política quando se tornou secretário de Saúde do governo de João Paulo Kleinübing – só ainda não bateu o martelo porque precisa resolver alguns assuntos como líder de governo. Entre estas situações está a reforma da previdência dos servidores municipais. Desenvolvendo o assunto, ele deve chefiar a pasta.
Com isso, Giselle Chirolli (Podemos), primeira suplente, pode assumir a vaga de Lanzarin na Câmara. A coluna ainda não conseguiu confirmar se, de fato, Giselle, que está em Brasília como diretora da Secretaria Nacional de Paradesporto, assumirá a cadeira no legislativo. Segundo informações internas, contudo, ela já demonstrou interesse em assumir.
Outra mudança que deve ocorrer também em abril envolvendo uma troca no legislativo e no executivo é na Secretaria de Desenvolvimento Social. Alexandre Matias (PSDB) deve se tornar o novo secretário, enquanto Sylvio Zimmermann (PSDB) retorna à Câmara de Vereadores – ele havia sido eleito no pleito de 2016, mas não foi reeleito em 2020.
A ideia é que Sylvio saia pelo fato de ser pré-candidato a deputado federal neste pleito de 2022. Como vereador ele pode continuar no cargo e ser candidato, o que não poderia ocorrer se estivesse na posição de secretário municipal. O PSDB aposta na dobradinha Sylvio Zimmermann federal e Jens Mantau como deputado estadual.