Prefeito de Blumenau explica como será policiamento de escolas após chacina
Quatro crianças foram mortas em atentado a creche Cantinho Bom Pastor
Colaborou Alice Kienen
Uma coletiva de imprensa com órgãos de segurança foi realizada na tarde desta quarta-feira, 5, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, para falar sobre o massacre que aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor. Dentre os assuntos discutidos, estava a segurança e reforços policiais na cidade.
O prefeito Mário Hildebrandt informou que na próxima semana, a prefeitura pretende intensificar as ações de patrulhamento das escolas públicas e privadas e conta com o apoio da Polícia Militar, Civil e agentes de trânsito para diminuir os riscos de um novo atentado.
Sobre a possibilidade, o prefeito disse: “creio que é um fato isolado, nunca tivemos isso em Blumenau. Cremos que não vai voltar a acontecer. E nós, enquanto prefeitura, junto com os órgãos estaduais, vamos fazer de tudo para que isso não aconteça mais”.
Sem guardas municipais
Mário também explicou que Blumenau não tem guardas municipais, apenas agentes de trânsito. Portanto, os profissionais vão prestar apoio próximo às escolas para minimizar o trânsito que pode aumentar na segunda-feira, visto que muitos pais podem optar por levar e buscar as crianças por precaução.
Ele ressalta que os profissionais de trânsito possuem experiência de acompanhamento, portanto estarão à disposição para monitorar.
No entanto, a segurança pública é responsabilidade principalmente da Polícia Militar. A partir de segunda-feira, quando as aulas retornam, a corporação fortalecerá as rondas, com o máximo de profissionais possível, para diminuir o risco na cidade.
Medidas de segurança
O prefeito ainda destaca que as escolas já possuem orientação para não deixar pessoas não autorizadas entrarem. Ele afirma que a medida é aplicada na creche Cantinho Bom Pastor, no entanto, não foi suficiente para evitar a entrada do criminoso.
“Desde a tragédia de Saudades a gente já tem implementado medidas de fechamentos e distanciamentos de entradas de pessoas nas unidades educacionais. Isso já houve nessa unidade privada, mas não foi o suficiente para evitar a entrada do cidadão”, diz o prefeito.
Contudo, Mário relembra que a Polícia Militar está à disposição para treinar os profissionais das unidades educacionais, para que eles saibam como intervir nesse tipo de situação.
Reunião com diretores
Nesta quinta-feira, 6, haverá uma reunião com os diretores das unidades educacionais, para alinhar ações para evitar esse tipo de situação e discutir os principais desafios e encaminhamentos futuros. Segundo o prefeito, no fim de semana também é para haver outra reunião.
Governo do estado
A prefeitura também conta que o governador Jorginho Mello se colocou à disposição. Portanto, juntos irão planejar e alinhar outras alternativas que podem ser oferecidas para a comunidade.
Tudo sobre o atentado
Durante a manhã desta quarta-feira, 5, um homem, de 25 anos, entrou na creche Cantinho do Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e atentou contra crianças.
Ele estava com um machado, matou quatro crianças. As vítimas foram identificadas como Bernardo Pabst da Cunha, 4, Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Larissa Maia Toldo, de 7 anos, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4.
O autor do crime também deixou cinco feridos. Uma já foi liberada, enquanto as outras quatro, duas meninas e um menino de 5 anos e um menino de 3, estão internadas no hospital Santo Antônio.
Após realizar o massacre, o homem foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar, após cometer o crime, e foi preso em flagrante.
Eventos e aulas cancelados
Devido ao acontecimento, a Polícia Militar e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, informaram que todas as aulas desta quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6, de escolas municipais foram canceladas. Aulas nas universidades e escolas particulares também foram suspensas.
O evento Páscoa em Blumenau, que acontece no Parque Vila Germânica, também foi cancelado. Aulas no Pró-Família também foram canceladas. Com o cancelamento das aulas, os corredores de ônibus ficam liberados ao longo desta quarta-feira, 5.
Desdobramentos
Uma professora que estava na creche alvo de atentado, relatou alguns momentos vividos durante o crime. Em depoimento, ela conta trancou as crianças para evitar que fossem atacadas. “Aquela cena que você nunca imagina ver na vida”, disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jorginho Mello se pronunciaram na manhã desta quinta-feira, 5, em relação ao massacre registrado em uma creche em Blumenau.
A Polícia Militar de Blumenau e o Corpo de Bombeiros desmentiram alguns dos boatos de novos ataques que começaram a circular nas redes sociais, após o atentado que aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor. A prefeitura de Gaspar Também emitiu uma nota negando as notícias.
Durante o fim da tarde desta quarta-feira, a Polícia Civil de Santa Catarina divulgou informações sobre o autor do massacre contra as crianças tinha outras quatro passagens pela polícia – porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento, sendo uma por esfaquear o padastro e outra por esfaquear um cão.
Leia também:
1. Após atentado em creche de Blumenau, Lula convoca reunião para criar grupo de combate à violência em escolas
2. Autor de massacre em Blumenau já havia esfaqueado padrasto e cachorro
3. VÍDEO – Pai dá depoimento após morte de filho em massacre de Blumenau: “peço a Deus que conforte meu coração”
4. Massacre em creche: hospital de Blumenau informa estado de saúde das crianças internadas
5. Massacre em creche: Unimed de Blumenau oferece atendimento psicológico gratuito para vítimas e moradores da região