Prefeitura começará instalação dos semáforos inteligentes em Blumenau

Início dos trabalhos está previsto para julho

Prefeitura começará instalação dos semáforos inteligentes em Blumenau

Início dos trabalhos está previsto para julho

Bianca Bertoli

Em julho a prefeitura de Blumenau iniciará a instalação dos 45 semáforos inteligentes. A empresa responsável pelo serviço, Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, deve levar até quatro meses para concluir o trabalho.

A instalação é um novo passo para o funcionamento da Central de Controle Operacional (CCO) de trânsito. Porém, para que a tecnologia comece a funcionar, uma segunda etapa deve ser vencida: a compra de outros itens que compõem a CCO.

Em dezembro do ano passado, uma liminar da Justiça havia suspendido a licitação que trata desse assunto. Agora, os documentos das empresas estão sendo analisados e, após a conclusão desta fase, será divulgada a classificação final das escolhidas. Depois dos recursos e homologação, a segunda fase sairá do papel.

Semáforos inteligentes

O presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, explica que a licitação que permitirá os trabalhos a partir de julho trata dos itens externos à Central. São câmeras e um sistema inteligente, que permite aos semáforos alterarem o tempo do sinal verde ou vermelho, dependendo do fluxo de veículos.

Os oito agentes, que estarão diante das imagens nas telas da CCO poderão fazer essas alterações remotamente também.

“Nós vamos conseguir interferir no sistema semafórico ali da Central. Por exemplo, se houver uma ambulância pedindo prioridade a gente pode fechar as laterais e fazer uma onda verde até chegar ao hospital”, explicou Schrubbe.

Para que tudo se torne realidade toda a tecnologia deverá ser conectada aos dispositivos da Central, algo que depende do resultado da licitação que ainda está em andamento.

O investimento total será de mais de R$ 15 milhões garantidos em parte pelo projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Câmeras e reconhecimento de placas

Além das quase 100 câmeras já existentes pelas ruas blumenauenses, a partir de julho cerca de 100 serão instaladas em locais identificados como mais estratégicos, movimentados e propensos a acidentes.

Outra novidade que virá na próxima licitação serão os dispositivos de reconhecimento de placas. Serão 27 pontos, como ruas que possuem semáforos e em todas as saídas da cidade.

“Por exemplo, se um carro roubado passar por esses pontos, a imagem vai para o sistema e ele nos avisa. Tem o convênio com o Detran, onde tem todos os veículos que são procurados, roubados ou algo nesse sentido. A gente pode fazer o monitoramento desses veículos também”, explicou Schrubbe.

Diferente do videomonitoramento que ocorre no Seterb, o videomonitoramento da Central não terá o objetivo de analisar as infrações cometidas. A ideia principal da CCO será monitorar a mobilidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo