+

Prefeitura de Gaspar cancela exibição de peça teatral sobre identidade de gênero

Obra integra o Festival Internacional de Teatro Universitário e estava na programação do Festival de Inverno de Gaspar

Na noite desta quarta-feira, 18, a peça Sebastian, que faz parte do 31º Festival Internacional de Teatro Universitário (Fitub), seria exibida em Gaspar. Porém, nesta terça-feira, 17, a prefeitura comunicou o cancelamento da atração. Na nota, a Diretoria de Cultura não explica o porquê.

No documento enviado à coordenação do Fitub, a prefeitura de Gaspar justificou que ao analisar as cenas, “chegou-se a conclusão de que o município ainda não está pronto, ou seja, maduro para receber uma peça de teatro nesse contexto”. A representação seria feita durante o 23º Festival de Inverno que ocorre na cidade.

Sebastian é uma peça de Porto Alegre (RS) e fala sobre a aceitação sobre as diversas identidades de gênero. No espetáculo, há um momento em que o jovem, que busca um encontro mítico com São Sebastião, fica nu. Segundo a organização, a cena não é agressiva. A classificação indicativa é de 14 anos.

“Nós já levamos espetáculos com nudez para Gaspar, a gente já chegou a fazer um espetáculo sobre a luta entre Deus e o Diabo, que foi encenado dentro da igreja. Então não é que Gaspar não está preparada para este tipo de espetáculo, tem outra questão polêmica, que é a censura que vem acontecendo”, critica o coordenador do Fitub, Fábio Hostert.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Gaspar explicou que o cancelamento não teve relação com o tema da peça. A instituição solicitou que a faixa etária fosse alterada para os 16 anos, por conta da cena de nudez (com base no manual do Ministério da Justiça). Como não houve um encontro para discutir a questão e, por consequência, um acordo entre as organizações, a prefeitura optou por cancelar a apresentaçao.

Festival de Inverno em Gaspar

O Festinver traz diversas atrações culturais ao município, como o Festival Escolar da Canção, Concerto de Inverno, Concurso de Bandas e Fanfarras, apresentação do 31º Fitub e o Festival Biblioteca Viva.

Nesta segunda-feira, 16, o evento exibiu a peça Ser Pó, do Coletivo de Teatro Cactu, de São Paulo, que integra a programação do Fitub. A história narrou a transformação de um homem em meio às ruínas de um cemitério abandonado. O espetáculo aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados de Gaspar.

Mais notícias de Blumenau e região

– Defesa diz que João Pizzolatti estava sob efeito de medicação em acidente

– Após pressão, prefeitura de Blumenau volta atrás sobre fechamento do Centro Pop

– Aneel anuncia reajuste e conta de luz deve ficar até 3,86% mais cara

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo