Professores e servidores da Furb saem em defesa da Escola Elza Pacheco

Dois programas de pós-graduação, o Centro de Educação, Artes e Letras e núcleos de estudos da universidade criticam vereadores

Professores e servidores da Furb saem em defesa da Escola Elza Pacheco

Dois programas de pós-graduação, o Centro de Educação, Artes e Letras e núcleos de estudos da universidade criticam vereadores

Redação

Professores e profissionais de diversas áreas da Furb publicaram nota nesta quinta-feira em apoio à Escola Elza Pacheco, que foi alvo de repúdio da Câmara de Vereadores por promover um evento em que será debatida a diversidade de gênero. Assinam o texto os programas de pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Regional, o Centro de Educação, Artes e Letras e o Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento.

Na tarde de quarta-feira, os diversos núcleos de estudos sediados na Furb, integrados por professores e servidores técnico-administrativos, se reuniram e também redigiram nota criticando a decisão dos vereadores. Confira os textos abaixo:

O Município Blumenau transmite a sessão da Câmara de Vereadores ao vivo nesta quinta-feira.

NOTA 1

O Colegiado do PPGDR FURB – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e o GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento) manifestam seu apoio à realização do festival de cinema e ciclo de palestras da Escola Estadual Elza Pacheco, organizado a partir da autonomia da escola e da participação da comunidade escolar. Considerando que o desenvolvimento inclui claramente as dimensões humana e social, a defesa da democracia, da liberdade de expressão e da autonomia da escola, acreditamos que a compreensão das diferenças contribui para a promoção de um mundo mais justo, democrático e solidário. A diversidade cultural, viva, dinâmica e participativa, é fonte de diálogo, respeito e valorização do direito de todas as pessoas.

NOTA 2

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB e o Centro de Educação, Artes e Letras (CCEAL) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) vem por meio deste demonstrar seu  apoio integral ao evento “Festival de Cinema Elza Pacheco” organizado pela E.M.M. Elza H. T. Pacheco. A FURB, enquanto instituição de Ensino Superior que promove o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, respeitando e integrando a diversidade cultural, apoia integralmente o evento pois reconhece a necessidade da aprendizagem e do exercício da democracia que só se realizam com ética e com respeito à pluralidade. A FURB reconhece também o trabalho pedagógico realizado pela Escola Elza Pacheco que tem contribuído para o desenvolvimento de uma educação crítica e cidadã na cidade de Blumenau. O PPGE e o CCEAL da FURB apoia o evento a ser desenvolvido por esta escola e deseja que a Câmara de Vereadores também o reconheça, respeitando as diferenças que convivem numa sociedade democrática, bem como os papeis das distintas instituições sociais envolvidas, aqui especificamente, família e escola.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio