Projeto de Indaial que conecta crianças e idosos pode se tornar política pública estadual

Implantado também em Blumenau, iniciativa conecta idosos e crianças

O projeto indaialense De Geração Para Geração, que conecta idosos e crianças, é um dos integrantes da consulta pública sobre o Caderno da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento.

Com presença em casas asilares e escolas de Indaial e Blumenau, o projeto já foi notícia nacional pela integração entre as diferentes gerações. Criada em 2017, a iniciativa já está presente em quatro unidades de educação e duas casas asilares dos municípios.

Em Indaial o projeto conecta idosos da Cohab a crianças da escola municipal Tancredo de Almeida Neves e adolescentes da estadual Attela Jenichen. Em Blumenau o trabalho é feito diretamente com a Casa São Simeão. Eles interagem com estudantes da escola municipal Lúcio Esteves e da unidade infantil Anjos da Terra.

O objetivo é promover a melhora na auto-estima e qualidade de vida dos idosos atendidos por meio do convívio com as gerações mais novas. Da mesma forma, trabalhar com as crianças e adolescentes o contato com questões como o processo de envelhecimento e o respeito aos idosos.

“Pensar que esse sonho está prestes a se realizar, é um orgulho. Um sonho que não é só meu, mas de todos os idosos. Mas acho que, muito além disso, é saber que estou no caminho certo”, comenta Malvina Juliana Ribeiro, idealizadora do projeto.

Na pandemia a conexão se mostrou muito importante. Mesmo impedindo as visitas, ela possibilitou que os idosos não ficassem tão isolados. Residentes da Casa São Simeão, em Blumenau, receberam tablets para manter o contato com familiares e entrar em contato com as crianças.

História do projeto

O projeto De Geração para Geração: Valorizando a Herança Cultural nasceu em Indaial, através de duas ex-agentes comunitárias de saúde. Durante as visitas domiciliares, elas perceberam que muitos idosos estavam ociosos, sentindo-se desvalorizados.

A partir daí, pensaram em levá-los para dentro das escolas, onde eles poderiam contribuir ao relatar suas experiências. Nesses encontros, são realizadas diferentes atividades, como exercícios físicos, atividades artísticas, aulas de informática, trocas de experiências, entre outras ações.

Além das conversas, os idosos também marcam presença em aulas de educação física, onde se beneficiam na parte de coordenação motora e as crianças aprendem as limitações que aparecem com o avançar da idade.

Nos laboratórios de informática, as crianças ensinam e contribuem para a inclusão digital dos idosos. Já na educação inclusiva, os idosos colaboram no ensino dos alunos com deficiência ou neurodivergentes inseridos nas classes regulares.

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Entenda a política estadual

O documento, elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em 2021, busca estimular a reflexão sobre o significado do processo de envelhecimento desde o início do percurso formativo. Ele foi construído em parceria com outras 14 instituições das áreas de saúde, assistência social e gerontologia.

A proposta é possibilitar aos alunos conhecimentos para a adoção de ações conscientes em relação ao próprio processo de envelhecimento e bem viver. Além de estimular a formação de valores e atitudes para superar preconceitos e aproximar as gerações.

O projeto é coordenador pela Gerência de Políticas Educacionais (GEPOE), vinculada à Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais (DIPE). A ideia é que profissionais da educação em geral, estudantes e familiares opinem sobre as propostas.

A população tem até sexta-feira, 4 de março, para acessar os capítulos e participar da consulta pública. O projeto De Geração Para Geração está no capítulo 5 e você pode ler e responder o formulário referente a ele sem acessar os demais.

Após a consulta, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) vota o projeto e decide se os projetos serão implementados no estado.


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