+

Saiba como está jovem blumenauense após cranioplastia

Diogo precisou repetir procedimento e atualmente está em coma induzido

O blumenauense Diogo Cabral, de 24 anos, realizou a cranioplastia que aguardava há quase meio ano na última sexta-feira, 13. Apesar de a operação ter sofrido intercorrências e atualmente o jovem estar em coma induzido, ele está estável. Diogo sofreu um traumatismo cranioencefálico gravíssimo no dia 5 de agosto de 2022.

Após deixar o crânio aberto para reduzir a pressão cerebral, uma prótese precisou ser colocada para que ele possa continuar se recuperando. A cirurgia deu certo e Diogo foi internado em um quarto, mas uma tomografia apontou uma intercorrência.

O espaço entre a prótese e a dura máter – membrana que separa o cérebro do crânio – estava com um sangramento gerado por veias que se formaram no local. Apesar de o sangue não ter chegado no cérebro, Diogo não acordou após a cirurgia.

“Por mais que ele tinha estímulos – mexia, gemia e parecia até tentar falar ao emitir sons – ele não acordava. Quando o médico soube que ele não era normalmente assim, correu para o centro cirúrgico”, relata a mãe Marizete.

Por conta do estado sonolento atípico e dos picos febris que o jovem sofreu, a equipe decidiu realizar uma nova cranioplastia no domingo. Um dreno externo também foi colocado, para evitar um novo sangramento. Marizete também ressalta que a possibilidade de uma segunda cranioplastia sempre existiu.

“Na segunda de manhã uma nova tomografia constatou que foi bem sucedido. Mas como ele segue nesse estado de sonolência, decidiram entubar ele ontem à tarde. Ele está na UTI em coma induzido para não ter uma parada cardiorrespiratória”, detalha a mãe.

Nesta terça-feira, 17, a família conseguiu visitar Diogo e foi informada que ele contraiu uma leve pneumonia. Porém, já está sendo tratado com antibióticos. A sedação também está sendo reduzida para ele acordar naturalmente.

“É uma forma de dar um descanso pro cérebro, porque passou por tudo aquilo. muita pressão, depois o trauma de uma segunda cirurgia. a ideia é ‘reiniciar’ o cérebro dele”, explica Marizete.

Diogo deve acordar nos próximos dias, mas o apelo da família é que os amigos continuem orando pela recuperação do jovem.

Leia também:

1. Mulher é presa após Polícia Civil encontrar empresa que seria usada para aplicar golpes em Blumenau
2. GALERIA – Indaialense conta como foi cruzar maior praia do mundo a pé
3. Ciclista idoso atingido por moto na BR-470 morre no hospital
4. VÍDEO – Hospital de Blumenau faz chá de revelação do filho para paciente internado
5. Família de Blumenau pede ajuda para reconstruir casa após perder tudo em incêndio

– Assista agora:
Como surgiu o projeto Caridade Sem Fronteiras e ligação com Irmã Lúcia

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo