Saiba como está segurança nas escolas municipais de Blumenau mais de um mês após atentado na creche

Unidades já contam com seguranças armados e algumas escolas estão em obras

Após o atentado contra a creche Cantinho Bom Pastor, que ocorreu no dia 5 de abril e tirou a vida de quatro crianças, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, divulgou medidas de segurança que seriam tomadas nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais.

Na época, dentre as propostas, estavam agentes de segurança, câmeras de monitoramento, botões de pânico, controle de acesso e treinamento para professores.

Pouco mais de um mês após a divulgação das medidas, a reportagem do O Município Blumenau entrou em contato com a Secretaria de Educação da prefeitura da cidade, para verificar como está a efetividade dessas ações.

Como está a segurança nas escolas municipais

Seguranças armados 

Conforme a Prefeitura de Blumenau, foram contratados 150 seguranças armados para atender as 128 instituições de ensino municipais. Os profissionais estão nas unidades de segunda a sexta, durante o período de funcionamento de cada uma. 

Contratação de Câmeras de Segurança

O processo de contratação de serviços especializados de sistema de videomonitoramento inteligente com câmeras e botão de pânico continua em fase licitatória. Ao todo, serão adquiridas 220 câmeras de monitoramento, que vão ser instaladas na entrada das unidades.  

Melhoria na estrutura das unidades

Durante este período, as equipes da Secretaria de Obras e Secretaria de Educação visitaram todas as unidades municipais de ensino de Blumenau e listaram as que são mais vulneráveis, para serem realizadas as manutenções emergenciais. 

Os serviços já iniciaram e estão seguindo conforme o cronograma da empresa responsável. Além disso, as instituições que já estavam em obras, inclusive as que os muros e cercamentos estavam contemplados no projeto, tiveram a etapa de construção antecipada.

Plano de contingência elaborado pela Defesa Civil

O plano de contingência, elaborado pela Secretaria de Defesa Civil com os órgãos de proteção, segue em fase de estudos. O material trata-se de um plano de ação ou protocolo que a unidade deve seguir caso uma situação de ataque ocorra.

Por exemplo, já existem planos de contingência para situações como enchentes e incêndios. Portanto, agora também está sendo feito um para ocorrências como ataques no ambiente escolar.

Contratação da equipe multiprofissional

A ampliação das equipes multiprofissionais, compostas por psicólogos e assistentes sociais, para atuarem nas escolas e CEIs do município está em andamento, seguindo os trâmites burocráticos. Atualmente existem duas equipes, com a ampliação serão sete.

Relembre o caso

No dia 5 de abril, um homem de 25 anos entrou no CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau e fez um atentado.

Com um machado e um canivete ele matou quatro crianças. As vítimas foram identificadas como Bernardo Pabst da Cunha, 4, Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Larissa Maia Toldo, de 7 anos, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4.

O autor do crime também deixou cinco feridos, que receberam alta na mesma semana. Após realizar o massacre, o assassino foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar, após cometer o crime, e foi preso em flagrante.

Leia também: Confira imagens da despedida de vítimas de atentado em creche de Blumenau

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, o autor do massacre contra as crianças tinha outras quatro passagens pela polícia – porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento, sendo uma por esfaquear o padastro e outra por esfaquear um cão. Atualmente, ele está preso na Unidade de Segurança Máxima de São Cristóvão do Sul, na Serra Catarinense.

Uma professora que estava na creche alvo de atentado, relatou alguns momentos vividos durante o crime. Em depoimento, ela conta trancou as crianças para evitar que fossem atacadas. “Aquela cena que você nunca imagina ver na vida”, disse.


Receita fácil e prática: talharim com linguiça Blumenau e calabresa defumada:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo