+

Saiba quantos deslizamentos já foram registrados em Blumenau

Boletim da Defesa Civil foi divulgado às 12h desta sexta-feira

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, divulgou um boletim da Defesa Civil com as atualizações das chuvas e o risco de enchente. De acordo com os dados desta sexta-feira, 6, às 12h, Blumenau registrava quatro pontos de alagamento, 41 análises de risco, 81 deslizamentos, três destelhamentos e seis quedas de árvore.

Por volta das 14h o nível do rio Itajaí-Açu estava em 5,24 metros. A situação atual é de atenção. A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina é de que no fim de semana o nível do rio Itajaí-Açu pode chegar a 12 metros. Confira as últimas leituras realizadas pelo AlertaBlu sobre o nível do rio Itajaí-Açu.

Medidas de segurança e abrigos

Conforme divulgado durante uma transmissão ao vivo realizada pelo prefeito Mário Hildebrandt na noite desta quinta-feira, 5, a partir do momento que o rio voltar a subir, serão divulgadas atualizações de duas em duas horas com projeções para seis horas adiante.

A prefeitura solicita que as pessoas que moram nas áreas que estão na cota da enchente devem se programar para retirar os móveis e pertences pessoais, além de adotarem as medidas necessárias para proteger as vidas dos moradores.

Leia também: Saiba quais ruas de Blumenau podem ser afetadas se nível do rio Itajaí-Açu atingir 12 metros

No momento, o abrigo no bairro Itoupava Norte já está ativado. O local tem estrutura para atender as famílias e os pets. O prefeito ainda ressaltou que o plano de contingência de Blumenau contabiliza 59 abrigos, sendo 29 para deslizamentos e 30 para enchentes. Os abrigos serão ativados conforme o nível do rio for subindo.

Saiba mais: Tudo que sabemos sobre o risco de enchente em Blumenau

Aviso meteorológico

A Defesa Civil de Blumenau divulgou um novo aviso meteorológico na manhã desta sexta-feira, 6. A a condição de chuva se mantém, voltando a ganhar intensidade a partir do período da tarde desta sexta-feira, no Vale do Itajaí.

Entre a tarde desta sexta e a madrugada do sábado, 7, o desenvolvimento de um novo sistema de baixa pressão sobre SC favorece a condição para pancadas de chuva acompanhada de trovoadas. Há risco para temporais acompanhados de descargas elétricas, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual.

Já entre a tarde do sábado e o final do domingo, 8, o sistema de baixa pressão atua sobre o estado de SC, favorece a ocorrência de chuva persistente de intensidade moderada a forte ao longo do dia. Mantém-se o risco de chuva intensa em curto espaço de tempo.

Devido à persistência da chuva ao longo dos próximos dias, 6 a 8, são previstos volumes bastante expressivos nas próximas 72 horas, com acumulados superiores a 100 mm neste período.

Em virtude do solo já encharcado no município, permanece aumentado o risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos no Município. A manutenção da chuva sobre a região do Médio e Alto Vale do Itajaí provoca uma nova elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, o que agrava ainda mais o potencial da inundação gradual.


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo