Samae pede ajuda da população para restabelecer abastecimento de água

Obras na Usina Salto foram concluídas somente à 1h desta quarta-feira, três horas depois do previsto

Samae pede ajuda da população para restabelecer abastecimento de água

Obras na Usina Salto foram concluídas somente à 1h desta quarta-feira, três horas depois do previsto

Redação

O Samae de Blumenau pede que a população economize água nesta quarta-feira, 26, para normalizar o abastecimento na cidade. A captação de água bruta na Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), na rua Bahia, ficou paralisada das 5h de terça-feira até 1h desta quarta-feira. A medida foi necessária para a operação de troca das comportas da Usina Salto, mantida pela Celesc.

Atenção: Adutora rompe e abastecimento de água tarda a chegar a sete bairros de Blumenau

Ou seja, durante 20 horas a principal estação da cidade ficou sem funcionar. A previsão era concluir o trabalho até 22h de terça, mas o trabalho foi prolongado por mais três horas para que não houvesse necessidade de um terceiro dia de interrupção do abastecimento. Havia a possibilidade de que a represa da Usina Salto fosse esvaziada mais uma vez em outubro.

Cerca de 70% dos blumenaueses são atendidos pela ETA 2. Por isso, segundo o gerente de Manutenção do Samae, Guto Reinert, o retorno do abastecimento ocorrerá gradativamente.

“Ao longo desta quarta-feira a gente acredita que se recuperará todo o sistema, mas precisamos muito que os nossos munícipes, principalmente dos grandes consumidores, que façam economia de água”, solicitou.

O trabalho na Usina Salto vem sendo negociado entre Celesc e Samae ao menos desde março. Inicialmente, a previsão era de que seriam necessários oito dias de trabalho, que prejudicariam o abastecimento de água, para a troca das antigas comportas da represa.

Porém, a Celesc propôs ao Samae uma alteração no ponto de captação de água bruta no rio Itajaí-Açu, o que foi feito nas últimas duas terças-feiras. A partir de agora, a concessionária de energia terá condições de atuar no local sem prejudicar seriamente a captação do Samae.

Divulgação

Mais notícias de Blumenau e região

Bandidos assaltam padaria no bairro da Velha

Bombeiros socorrem homem baleado na Itoupavazinha, em Blumenau

Guitarrista Mazin Silva é finalista de prêmio nacional

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo