Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Afinal, porque devo beber água?

Leia a coluna desta semana

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Afinal, porque devo beber água?

Leia a coluna desta semana

Saúde à Mesa

Com certeza você já viu em vários lugares diferentes, que profissionais da saúde recomendam beber pelo menos 2 litros de água por dia, mas por que? E por que 2 litros? Quais são os benefícios pro seu corpo dessa ingestão diária de água? Hoje vou te explicar tudo isso.

Diariamente nosso corpo elimina água através da urina, transpiração e outras atividades vitais para a manutenção da vida. Nosso organismo, porém, não consegue armazenar água dentro de si, e por isso então a importância de sempre repormos esse liquido. Os 2 litros recomendados são apenas uma média da quantidade diária que nosso corpo elimina de líquido. Mas cada organismo é diferente, então essa quantidade pode ser personalizada através de um cálculo simples: 35ml x o seu peso corporal. Assim você sabe exatamente a quantidade que deve ingerir de água por dia.

Acredito que uma das funções mais conhecidas (principalmente pelas mulheres) da água é na retenção de líquidos. Ingerir água faz os seus rins trabalharem mais e dessa forma circular melhor o líquido do corpo. Além de que certos alimentos, principalmente os mais industrializados, são ricos em sódio e esse nutriente acaba “prendendo” água no corpo, fazendo com que você fique mais inchado. Beber água vai te ajudar a eliminar esse inchaço.

Além disso, ingerir água ajuda seu organismo a desintoxicar (devido à ajuda ao trato urinário) e também auxilia na regulação do intestino. Em conjunto com as fibras alimentares, ela hidrata as fezes facilitando sua passagem pelo intestino e evitando uma constipação.

A água também faz parte do sangue, e pessoas que bebem pouca ou nenhuma água apresentam volume sanguíneo menor e podem sentir fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Isso também é importante para o transporte e absorção de nutrientes, já que a água auxilia nesse transporte através da corrente sanguínea.

Se com tudo isso eu ainda não te convenci, aqui vai a cartada final. Beber água é o método mais barato e disponível para ter uma pele bonita. A hidratação da pele acontece de dentro pra fora, e ingerir água diariamente auxilia a hidratar a pele ressecada e deixar ela com aspecto mais novo. E não espere sentir sede para tomar água, pois essa já é um leve sinal de desidratação. Se você não tem o hábito de tomar água, comece aos poucos, aumentando 100ml a cada 2 dias. Coloque alarmes no celular para te lembrar ou deixe sempre do seu lado um copo ou garrafa com água. Assim fica mais fácil de atingir a quantidade diária de água. E lembre-se, uma atividade repetida todos os dias acaba virando hábito.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo