Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

De que forma a qualidade do seu sono está relacionada à sua alimentação?

Primeiro deixa eu te perguntar: você sabia ou já ouviu falar que dormir mal pode te fazer engordar? Calma, não é assim tão simples, mas o seu sono pode ter uma relação direta com um processo de emagrecimento, ganho de massa ou melhora da alimentação.

Pra eu te explicar melhor como e porque isso acontece, precisarei te contar uma história rápida. Você com certeza já viu como os nossos ancestrais (aqueles que chamamos de homens das cavernas) viviam né? Por não ter energia elétrica eles precisavam aproveitar os horários naturais de dia/noite para realizar as suas tarefas.

Durante o dia podiam sair para caçar e encontrar comida, e a noite, por ser muito escuro e perigoso para eles, ficavam dentro de suas cavernas descansando e dormindo. E assim o nosso metabolismo funciona até hoje.

Ao longo do dia temos maior produção e liberação de hormônios que facilitam a execução de atividades diárias, e enzimas que digerem os alimentos. Já ao longo da noite (aqui falo a partir do momento que fica escuro na rua) nosso organismo se ocupa em relaxar o seu corpo e se ocupar em restaurar os danos do dia. Há maior liberação de hormônios responsáveis pelo sono e por sensação de relaxamento e calma, regulação de hormônios relacionados à fome e saciedade, assim como pouca liberação de enzimas digestivas.

É por isso que comer alimentos pesados a noite, ou beliscar durante a madrugada, vai fazer com que você fique com uma sensação maior de peso (estufamento) e a digestão vai acontecer de forma mais lenta também. Afinal o seu corpo não deveria estar ocupado digerindo alimento a essa hora.

Essa é uma das formas que a sua alimentação pode influenciar no sono, pois você não irá descansar direito. Mas o seu sono também terá relação com a forma de comer. Acontece que caso você não durma bem (seja pelo motivo que for), ou durma poucas horas, ou durma em horários que não favorece aquela regulação hormonal toda que falei antes, você poderá desenvolver um distúrbio do sono. E esse distúrbio é qualquer um dos acontecimentos mencionados, repetidos por vários dias.

Sabe quando parece que você acorda sempre mais cansado do que estava quando deitou? Como se um caminhão tivesse passado por cima de você durante a noite? Pois é, isso é um forte indicativo de que algo com o seu sono não está legal. E quando você não dorme bem, irá acordar mais estressado e rabugento, cansado, terá maior vontade de comer doces e fará escolhas alimentares piores ao longo de todo o dia. Sem contar que irá sentir mais fome, e mais dificuldade de se sentir saciado com a mesma quantidade de comida que habitualmente come.

Ou seja, é um ciclo vicioso. Não dorme bem, então faz piores escolhas alimentares, e essas por sua vez interferem na qualidade do seu sono. Se você se identificou com algo do que eu falei aqui, a minha dica é: comece melhorando o seu sono. Estabeleça um ritual noturno e siga direitinho. Você vai ver que logo sentirá mais energia durante o dia, e a alimentação passará a ficar mais fácil também.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo