Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Por que o consumo de carboidratos é algo tão polêmico?

Eu tenho certeza que você já ouviu falar que carboidratos engordam, que não pode exagerar, que cortar esse nutriente da dieta ajuda a emagrecer. Tem até mesmo algumas dietas famosas que contam com a diminuição ou exclusão total desses alimentos do seu dia a dia. Mas por que as pessoas têm tanto medo desse nutriente?

Talvez o medo venha do desconhecido, de não saber muito bem qual a função desse nutriente. O carboidrato é o principal nutriente que alimenta o seu organismo, é ele que fornece energia para que todas as células continuem vivas e trabalhando.

Quando consumimos alimentos com carboidrato (e não é só pão e massas que o possuem, mas praticamente todo alimento existente) ele é digerido e transformado em moléculas de glicose. Essa glicose é liberada na corrente sanguínea e cabe à insulina (hormônio muito importante nesse processo) ajudar esse açúcar a entrar a nas células para servir de energia ou armazenar para mais tarde.

Sabe a glicose que você mede no exame de sangue? É exatamente essa glicose que está na sua corrente sanguínea, circulando e sendo levada para todos os locais do corpo que necessitem dela.

Esse nutriente é tão importante pro organismo, que você nunca pode ter glicose zerada, se isso acontecer você morre. Se adotar uma dieta que exclui quase totalmente carboidratos (por muitos dias), seu corpo vai utilizar gordura e músculo para formar glicose.

Então qual seria a vantagem de adotar uma dieta com zero carboidrato? Praticamente nenhuma. Claro que algumas pessoas ou com certos tipos de doenças podem se beneficiar de uma dieta com teor de carboidrato reduzido, em comparação ao que consomem atualmente. Para saber se você se encaixa nesse grupo, converse com um nutricionista, não saia cortando alimentos ou nutrientes da alimentação sozinho e sem base nenhuma.

Mas então, se carboidrato é tão bom e importante, por que as pessoas fogem dele? Bem, acontece que se você tem uma alimentação baseada em industrializados, rica em açúcar e alimentos com farinhas refinadas, você pode acabar desenvolvendo uma disfunção no metabolismo da glicose e insulina.

Seu corpo precisará produzir mais insulina para dar conta de toda glicose a mais, podendo gerar uma condição chamada de “resistência a insulina” e que se não tratada pode sim levar a Diabetes. Mas calma, isso não acontece do dia pra noite. É preciso de muito tempo com repetição desses padrões alimentares.

Além de que o carboidrato não é o único que contribui para isso. O consumo exagerado de gorduras (principalmente do tipo saturada) e excesso de calorias na alimentação também ajudam o seu corpo a entrar nessas disfunções. Sem contar no aumento de inflamação crônica que isso gera, problemas cardiovasculares, disbiose intestinal, ganho de peso e maior dificuldade para perda de gordura corporal.

O que você deve fazer para que isso não aconteça é: não cortar carboidratos da alimentação, e sim escolher as melhores fontes e mais saudáveis e comer com equilíbrio, escolher as melhores fontes de gorduras (as dos alimentos vegetais são as melhores), não esquecer das frutas e verduras, consumir quantidades adequadas de proteínas, beber água, praticar exercícios físicos… já viu como segue essa lista né? Não há milagre quando se trata da sua saúde, não há caminho mais curto ou atalho. Não ache que cortar um nutriente vai resolver todos os seus problemas, porque não vai.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320
 
 

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo