Suplementos multivitamínicos funcionam?
Recebo demais esse questionamento dos pacientes, se vale a pena ou não usar um multivitamínico. Aqueles de A a Z, sabe? Antes de tudo precisamos esclarecer o que é um suplemento.
O próprio nome já fala, mas é uma forma de suplementar, auxiliar a alimentação, quando essa não consegue atingir todas as necessidades de nutrientes. Mas pensa comigo, você precisa suplementar todos os nutrientes? A sua alimentação está tão ruim que não consegue ingerir nenhuma dose de nutriente suficiente?
Outro ponto a ser levado em consideração é que nesses suplementos não são utilizadas as melhores formas químicas do nutriente, para a sua absorção. Cada vitamina e mineral tem diferentes formas químicas, cada um irá agir um pouco diferente no organismo. Existem algumas formas químicas com baixa absorção, nosso corpo não consegue aproveitar muito aquele suplemento. E normalmente essas formas químicas menos eficientes são as mais baratas. Agora adivinha quais são utilizadas nesses multivitamínicos? Ou seja, o nível de eficácia não é muito bom.
Além dessa questão, cada pessoa, de acordo com a alimentação, precisa de uma dose diferente do nutriente para suprir a sua necessidade. Não existe uma dose única de cada mineral ou vitamina. Cada pessoa ingere uma quantidade diferente e tem uma quantidade diferente no organismo. Sendo assim, é extremamente importante um profissional avaliar de forma individual e prescrever a dose necessária para aquele indivíduo.
O que você talvez não sabia, é que o nosso corpo, muito inteligente como sempre, para evitar níveis tóxicos de nutrientes no organismo (existem malefícios de consumir nutriente em excesso), tem um mecanismo de compensar deficiências nutricionais. Para a maior parte dos minerais e vitaminas é assim, quando você tem alguma deficiência o seu corpo se esforça a mais para conseguir absorver o que está em falta. Legal né? Então não adianta ficar tomando tudo que é suplemento vitamínico que vê pela frente achando que está arrasando.
A lição aqui é: deixe de gastar dinheiro com o que não funciona e coloque esse dinheiro direto na sua saúde. Com acompanhamento nutricional e uma alimentação saudável. Não adianta querer fazer o extra, ter a cereja do bolo, sem ter o bolo primeiro. O bolo é a alimentação saudável e prática de exercício. Depois de fazer isso, você coloca a cereja (suplemento) no topo caso esteja faltando. Sempre lembrando de nunca tomar nenhum suplemento sem orientação de um médico ou nutricionista, doses são extremamente individuais.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320