Cinco atletas da Seleção Brasileira participam de corrida em Gaspar
Prova com percurso em trilha, morro e estradão está marcada para este sábado, 16 de março, com largada em parque aquático
Pela primeira vez, uma prova de trail running organizada por blumenauenses vai receber cinco atletas da Seleção Brasileira. Eles representam o país no mundial da modalidade e já confirmaram presença na UT Rota das Águas, que está marcada para sábado, 16 de março, em Gaspar. Quase 600 atletas estão inscritos para a prova, com largada às 7h no Parque Aquática Cascata Carolina. Também haverá corrida para as crianças, a partir das 13h.
Entre as mulheres confirmadas, Cissa Ramos participou do Mundial 2018 pela Seleção Brasileira de Trail Running, campeonato em que a florianopolitana Silvia Durigon foi a melhor atleta classificada do país. Silvia era corredora de asfalto e desde 2015 se dedica às corridas em trilha, sendo inclusive recordista do Desafrio Urubici 52km.
A história é parecida com a do atleta Daniel Voigt, que também confirmou presença na UT Rota das Águas. Ele representou a Seleção Brasileira de Marcha Atlética por 14 vezes. Em 2018, migrou para o trail running, conquistando seis medalhas de ouro em 10 provas que participou durante o ano, além de pegar pódio em todas.
O quarto atleta confirmado é José Mirailton, melhor brasileiro no mundial 2018 de trail running, na Espanha.
E a lista de luxo fecha com Chico Santos, considerado o melhor trail runner do Brasil em 2017, por conquistas como a ultramaratona dos Perdidos e a Transgrancaria, onde baixou o próprio tempo em 100 minutos.
>> Confira o calendário com outras provas de trail running em Santa Catarina em 2019
Crescimento do trail running
Para desligar da rotina e se conectar à natureza, cada vez mais atletas migram para o trail running, que é a corrida em trilha. No Vale do Itajaí, a UT Eventos é a principal organizadora de provas de trail. De 2017 para 2018, cresceu em 25% o número de inscritos por prova do circuito que passa por Blumenau, Gaspar, Pomerode e Rio dos Cedros.
“Para 2019, esperamos atrair ainda mais gente de fora do Estado, principalmente Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. São estados que já têm muitos atletas que despertaram para o prazer de unir a corrida à natureza”, projeta Débora Wanderck, da UT Eventos.