Ele é uma espécie de “ajudante” do Nicolau. Mas, a aparência dele assusta muita gente! E não é à toa! Ele tem chifres, usa roupas escuras, barba de velho e uma máscara semelhante a um demônio. Para piorar, ele ainda faz barulho com chicotes e correntes! Tudo isso para cobrar obediência das crianças.
Em alguns países de língua germânica, o tal “monstro” é conhecido como Krampus (que significa “garra” no alemão antigo). Nos municípios colonizados por imigrantes teutos no sul do Brasil, o personagem é chamado de Pelznickel ou Papai Noel do mato. “Pelz” em alemão é pelagem. E “Nickel” o diminutivo de Nicolau.
Aqui no Vale do Itajaí o Papai Noel do Mato é tradição em Guabiruba. A cidade é conhecida até como a “terra do Pelznickel”. Milhares de turistas vão visitar o velho barbudo, que só de olhar já dá arrepios. Tem criança que entrega na hora a chupeta e a mamadeira. E promete se comportar o ano inteirinho.
Em Blumenau, a tradição foi mais intensa antigamente na região da Nova Rússia. Tem adulto até hoje “traumatizado” com o ajudante do Nicolau. E, agora, tem uma novidade. O morador Julio Cesar de Souza, pretende trazer a tradição do Krampus para Blumenau. “Vai ser muito parecido com o da Europa, porém reformulado. Ele não vai ser violento e a máscara também não vai ser de madeira”, explica.
A ideia é circular com o Krampus em alguns lugares da cidade no ano que vem, até a comunidade se acostumar com o “novo personagem”. “Ele faz parte do Natal e da tradição da Alemanha. Por isso a ideia de trazer essa proposta para cá”, salientou Julio.
Conheça mais sobre a tradição
No fim da tarde desta quarta-feira, 18, Julio Cesar de Souza estará no O Município Blumenau Ao Vivo para falar mais sobre seus planos de trazer o personagem para a cidade. Para acompanhar, é só acessar o Facebook do jornal ou se inscrever nos nossos grupos de WhatsApp para receber a notificação quando o programa for ao ar.