Enquanto em Florianópolis o prefeito Gean Loureiro é massacrado por restringir com mais vigor a circulação de pessoas pela cidade, fechando o comércio, shoppings e praias, em Blumenau o prefeito Mário Hildebrandt é criticado por restringir de menos. Esta reação veio depois do anúncio, na noite de quarta-feira, 24, das novas medidas contra o aumento de casos de Covid-19 na cidade.

As duas cidades vivem situações diferentes. A capital do estado já vem de um período maior de quarentena, tendo seu comércio aberto, ainda assim com restrições, há pouco mais de duas semanas. Em Blumenau já há uma flexibilização maior, com a cadeia produtiva podendo funcionar sem muitas restrições.

Realmente o prefeito Gean Loureiro pode ter exagerado no fechamento da cidade e o prefeito Mário Hildebrandt talvez esteja liberando demais as pessoas por aqui, mas o fato é que tudo isso acontece porque as pessoas não estão levando essa pandemia a sério. Há quem vá à praia como se nada estivesse acontecendo, fazendo festas e aglomerações como se o perigo do contágio não existisse mais.

O aumento de casos em todas as cidades do Brasil se dá porque as pessoas não estão sabendo dosar as saídas de casa e estão querendo fazer tudo o que faziam antes da pandemia.

Esse é o momento de muito cuidado e de total consciência para que nós, lá pelo fim do ano, possa voltar a ter uma vida mais normal e tenha um fim de ano com a sensação de vitória.

Se todo mundo continuar apenas reclamando dos prefeitos pelo que estão fazendo e não fizerem a sua parte, na prática, as medidas não terão resultado algum.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.