Sobe número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Blumenau nesta sexta-feira
Todos os danos foram apenas materiais
A Defesa Civil de Blumenau divulgou no meio da tarde desta sexta-feira, 31, novo balanço das ocorrências atendidas devido à chuva. Foram 44 até o momento, todas sem vítimas. A maior incidência é de deslizamentos, mas quedas de muros, árvores e vistorias em áreas consideradas de risco também estão entre as demandas.
A Defesa Civil segue em estado de plantão pelo telefone 199. Das 3h desta quinta-feira, 30, até o final desta manhã, as estações pluviométricas do AlertaBlu, o sistema de monitoramento da prefeitura de Blumenau, registraram uma média de 83 milímetros de chuvas. A média de precipitação para o mês de maio é de 104 milímetros, mas neste ano Blumenau registrou cerca de 180 milímetros no mês.
As áreas de instabilidade mais intensas associadas ao sistema de baixa pressão já se afastaram da região do Vale do Itajaí. Assim, apesar da presença de muita nebulosidade, a condição para chuva é pouca até o final do dia, apenas para chuvisco isolado em Blumenau.
Às 15h, o nível do Rio Itajaí-Açu, de acordo com os dados do Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops), estava em 6,24 metros. A estimativa é de que às 21h às águas atinjam o pico máximo de cheias, com 7,50 metros, mas uma atualização das projeções será realizada até o final da tarde desta sexta.