Trabalhadores do transporte coletivo aprovam jornada de luta por direitos em Blumenau
Jornada propõe mais segurança nos terminais urbanos e antecipou a campanha salarial deste ano
Uma assembleia nesta quarta-feira, 7, aprovou a jornada de luta por direitos dos trabalhadores do transporte coletivo, por meio do Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol). A jornada propõe segurança nos terminais urbanos, melhores condições de trabalho e antecipou a campanha salarial de 2024.
A assembleia foi dividida em duas sessões, na manhã e tarde desta quarta-feira, no Centro Cultural. O sindicato encaminhou uma proposta onde estipula um prazo de 15 dias para que a empresa Blumob garanta segurança em todos os terminais urbanos, além de condições adequadas nos banheiros e salas de refeição.
O segundo tópico é a manutenção dos empregos dos cobradores e dos seus direitos. Por conta disso, a campanha salarial 2024 foi antecipada “para garantir os direitos conquistados e a manutenção dos empregos dos agentes e abordo”, segundo publicação do Sindetranscol.
Demissões e greve
Segundo a publicação do Sindetranscol, a demissão de um membro do sindicato teria sido uma “tentativa de divisão da categoria, não restando dúvidas que a ação da empresa objetivou o enfraquecimento da luta”.
A assembleia decidiu que a Blumob e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (SMTT) tem 15 dias para atender as solicitações apresentadas.
“Os trabalhadores mostram que estão cansados de tanta insegurança nos terminais, das precárias condições de trabalho e das ameaças de demissão dos cobradores”, completa a nota.
O sindicato não descarta a realização de protestos e paralisação do sistema após os 15 dias da notificação.
Leia também:
1. Carnaval em Blumenau: como estão os preparativos da Unidos do Salto do Norte
2. Entenda como funcionava a organização especializada em invasões de sistemas bancários que atuava em Blumenau
3. Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece em Blumenau, inicia venda de ingressos e divulga programação musical
4. Aposta de Blumenau leva mais de R$ 92 mil na Mega-Sena
5. Suspeito de furto em lotérica de Blumenau é preso em Gaspar
Veja agora mesmo!
César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente: