Tribunal de Justiça abre concurso público para cartórios em Santa Catarina
Entre as 192 vagas está o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina lançou o edital do concurso público para serviços notariais e registrais em cartórios. Ao todo são 192 vagas (128 por provimento e 64 por remoção). As inscrições serão abertas no dia 11 de março deste ano e vão até o dia 12 de abril.
Entre as vagas em disputa está a do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos, o Cartório Margarida, que vem funcionando com um tabelião substituto. O tabelionato mudou de mãos no fim de 2018 por decisão do Conselho Nacional de Justiça.
Além da vaga em Blumenau, há outros postos na região, como em Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú, Timbó, Benedito Novo e Pomerode.
O processo de inscrição preliminar do referido concurso deverá ser feito em duas etapas: a primeira pela internet e, a segunda, com o pagamento da taxa de inscrição até o dia 15 de abril. O certame está sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses). O valor da taxa de inscrição é de R$ 350.
Os pré-requisitos para concorrer à vaga de ingresso por provimento são: a) candidatos que tenham concluído o curso superior de graduação em Direito; b) candidatos que tenham exercido função em serviço notarial ou de registro por 10 anos completos ou mais.
Para concorrer a vagas de ingresso por remoção, poderão participar os titulares de serventias extrajudiciais do Estado de Santa Catarina, independentemente de entrância, que já detenham a delegação por mais de dois anos.