Casal morre após carro afundar na enxurrada, em Blumenau
Veículo foi arrastado durante tempestade na tarde deste sábado
Duas pessoas morreram depois que o carro onde estavam foi arrastado pela enxurrada deste sábado, 31, na Itoupavazinha. O Corpo de Bombeiros de Blumenau encontrou o Renault Sandero por volta das 22h na rua Osmar José dos Santos, perto do local em que afundou.
João Carlos Haskel, 59 anos era o motorista e foi encontrado já sem vida dentro do veículo. O corpo da esposa dele, Isabel Cruz, 52 anos, foi lançado para fora do carro e só foi encontrado na manhã deste domingo pelo Corpo de Bombeiros.
O automóvel desapareceu em um ribeirão que corta a rua Rubens Pacheco durante o temporal que caiu em Blumenau. O momento em que ele desapareceu foi registrado por João Alves Rodrigues. Confira no vídeo:
O carro foi arrastado até a rua vizinha, perto da Jacob Ineichen. Ele bateu numa ponte, afundou e passou por debaixo da travessia. Ao fim do vídeo é possível ver o automóvel desaparecendo nas águas barrentas.
101 milímetros de chuva
Três horas de chuva pesada causaram alagamentos, deslizamentos e estragos em diversos bairros de Blumenau na noite deste sábado. De acordo com o vice-prefeito Mário Hildebrandt, que foi à prefeitura na noite deste sábado acompanhar o trabalho da Defesa Civil, foram 101 milímetros de chuva na Itoupavazinha. A média histórica para todo o mês de março em Blumenau é de 147 milímetros.
Houve alagamentos na Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, e em creches dos bairros Badenfurt e Itoupavazinha. De acordo com Hildebrandt, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos vão a campo neste domingo para desbloquear vias interrompidas por quedas de barreira e limpar bens públicos atingidos.
“Nossa preocupação é com a previsão do tempo para a tarde de amanhã (domingo). A situação prevista é parecida, com chuva que pode cair a qualquer momento em qualquer região da cidade”, informou.
Conforme a Celesc, mais de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem energia na regional de Blumenau devido às chuvas. A estatal prometeu normalizar a situação até 22h30.
Outros municípios
De acordo com a Defesa Civil estadual, foram 84 milímetros em apenas três horas na estação que fica na área central de Blumenau. Confira os volumes mais altos registrados no estado:
Indaial – 86mm
Pomerode – 85mm
Blumenau – 84mm (Na Itoupavazinha foram 101 mm)
Timbó – 59mm
Jaraguá do Sul – 51mm
Luiz Alves – 42mm
Santa Rosa do Sul – 38mm
Meleiro – 35mm
Alagamentos
Como o solo já estava molhado devido ao tempo instável dos últimos dias, diversas ruas encheram d’água. Houve alagamentos em pontos como a rodoviária, a rua São Paulo (esquina com Camboriú), Antônio da Veiga, Almirante Barroso e no trevo do Celeiro do Vale, na BR-470. Na Itoupavazinha, um carro foi arrastado pela enxurrada e afundou.
Deslizamentos
A Defesa Civil de Blumenau atendeu a 65 ocorrências até 21h. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, foram “vários deslizamentos” na cidade. Em um deles, na rua Christiano Karsten, bairro Itoupavazinha, o barranco interrompeu totalmente o trânsito. Também na Itoupavazinha, a rua Henrique Mette ficou interditada por outro deslizamento.
Leia também
Investidores planejam construir escola privada na rua XV de Novembro, em Blumenau