Usando “TV Box” apreendidos, Furb e UFSC desenvolvem sistema de segurança para pedestres

Sistema foi criado a partir de aparelhos apreendidos pela Receita Federal

Após a Furb transformar aparelhos de TV Box apreendidos pela Receita Federal em minicomputadores, agora em parceria com o campus da UFSC em Blumenau, as universidades desenvolvem juntas um sistema que funciona como uma camada extra de proteção para pedestres ao atravessarem faixas de segurança.

A ideia original foi proposta pelo professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica da FURB, Fábio Luís Perez, e para desenvolver um sistema que seja mais aplicável na cidade, ele entrou em contato com os professores do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação da UFSC, Ciro André Pitz e Adão Boava.

Alteração nas TV Box: sobre o projeto

A intenção do projeto é desenvolver um sistema que detecta pessoas ao pisarem em faixas de segurança. Quando detectado o movimento, é acesa uma luz suspensa em algum poste ou placa de trânsito, avisando ao motorista que há um pedestre na faixa e aumentando a segurança durante a noite ou em dias com neblina.

Luís Bremm/O Município Blumenau

“Fazendo analogia com um computador, a gente formata o computador e instala um novo sistema operacional, mas nenhuma modificação é feita em hardware, somente via software.”, explica o professor Ciro.

Os professores, junto ao aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC, Bruno Siewerdt, esperam que esse sistema possa ser usado no trânsito de Blumenau.

“A ideia é fornecer uma camada adicional de segurança ao pedestre, não substituir nenhum sistema já utilizado no trânsito, apenas complementar de forma automática, sem precisar apertar algum botão.”, resume Ciro.

Luís Bremm/O Município Blumenau

O que falta para colocar em prática?

O aluno Bruno desenvolveu a parte de instalação do sistema operacional e implementou o algoritmo de visão computacional, “Toda a funcionalidade e termos de computação e eletrônica já está encaminhada, o que falta agora é criar um gabinete para integrar a TV Box, sistema de acionamento do luminoso e a câmera, e depois validar isso tudo”, esclarece Ciro.

Além de Fábio, o professor Cesar Ricardo Câmara da Silva e o servidor técnico administrativo da Furb, Bruno Dada, também ajudaram a disponibilizar dois aparelhos de TV Box para a UFSC.


Veja agora mesmo!

As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo