VÍDEO – Blumenauense faz rapel na torre da Catedral e descobre detalhes incríveis

Confira detalhes da estrutura e da história da edificação

Cartão postal da cidade, a torre da Catedral São Paulo Apóstolo acumula muita história – e também é palco de esportes radicais. O podcaster blumenauense André Cantoni registrou a experiência de um rapel na edificação, mostrando detalhes da construção e do relógio da Igreja Matriz.

A aventura ocorreu no dia 9 de outubro e foi divulgada no último sábado, 23. André enfrentou os 128 degraus da escada caracol da torre para descer em rapel os 47 metros. A aventura dura em média 20 minutos.

Blumencast/Reprodução

O rapel solidário foi promovido pela Caminhos do Vale, que firmou parceria com o Blumencast, podcast de André. A empresa também realiza outros eventos do gênero, como o pêndulo realizado na Ponte de Ferro no domingo, 24.

Com os valores arrecadados pelo rapel solidário, que custava R$ 70 por pessoa, duas cadeiras de rodas foram compradas para doação, assim como cestas básicas e ração para animais abrigados.

Blumencast/Reprodução

Mas a maior parte do vídeo é concentrada na subida, que conta parte da história da construção e mostra detalhes do seu interior. Entre eles estão o fato de que os restos mortais do Padre José Maria Jacobs, que já foi pároco da Matriz, seguem no local.

André também acessou o espaço onde fica o relógio alemão, da década de 1930. Como ele explica no vídeo, o maquinário passa por manutenções semanais. Nas imagens, é possível observar as engrenagens.

Blumencast/Reprodução

Porém, o que mais encantou André foi poder tocar em um dos sinos da Catedral. O principal, que fica no espaço no qual ele esteve, se chama Jesus e pesa 510 quilogramas. Construído em 1928 na Alemanha, ele carrega quase um século de história.

“Senti muito medo no começo, mas a emoção por conhecer a torre por dentro foi maior. Não conhecia a passagem. Conhecer o relógio por dentro e poder tocar nele foi algo mágico. É uma oportunidade para poucos”, ressalta.

Blumencast/Reprodução

Apesar do medo de altura e da vertigem ao estar naquela altura, André superou o limite e aproveitou a vista e a adrenalina do momento. Para acompanhar todo o trajeto, confira o vídeo abaixo:


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo