VÍDEO – Homem é indiciado após exibir bandeira nazista em Florianópolis
Imagens foram registradas na última sexta-feira e caso é acompanhado pelo Ministério Público
Um morador de Florianópolis foi indiciado pela Polícia Civil de Santa Catarina após exibir a bandeira nazista em sua varanda na última sexta-feira, 14. Apologia ao nazismo é crime federal, porém segue sendo comum em municípios do estado.
O vídeo se popularizou após ser divulgado pelo advogado e professor universitário Rodrigo Sartoti em suas redes sociais. Como lembrado por ele, um homem foi preso em São José em janeiro do ano passado após pendurar uma camiseta com o símbolo nazista em casa.
Ontem, aqui em Florianópolis, alguém estava praticando tranquilamente o crime de apologia ao nazismo, previsto no § 2º do art. 20 da Lei 7.716/89. Ano passado, alguém cometeu o mesmo crime em São José, cidade vizinha. E há quem diga que não existe nazismo em SC… pic.twitter.com/jJDWNCjmB7
— Rodrigo Sartoti 👨🏽🏫 (@sartoti) May 14, 2021
Após ser identificado pela 1ª Delegacia de Polícia da Capital, o advogado que representa o homem foi até o local e entregou a bandeira, que foi apreendida. O inquérito policial já foi encerrado e encaminhado ao Judiciário.
O caso também é acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do Ministério Público de Santa Catarina. No mesmo dia, o núcleo encaminhou à Promotoria de Justiça um caso de suposta censura de uma exposição que retrataria dez rostos de mulheres negras aquareladas em um shopping também na capital.
Leia também:
– Candidato a vereador de Pomerode é expulso do PL por aproximação com o nazismo
– Pinturas em banheiro da Univali fazem apologia à violência e ao nazismo
– Conheça a escritora e jornalista moradora de Blumenau que encarou tempos de chumbo e o machismo da profissão