Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Você sabe o que é o efeito platô? Confira explicação de nutricionista

Vanessa de Souza explica porque a perda de peso fica mais difícil com o passar do tempo

Muito conhecido e temido por todas as pessoas que fazem dietas, principalmente as mulheres, o efeito platô pode acabar com a graça da brincadeira (não que realmente tenha graça) e fazer você desistir da dieta e perder tudo que tinha alcançado. Parece ruim né, mas acontece que esse efeito é nada mais do que o seu próprio organismo apenas sendo ele e tentando fazer o melhor por você. Parece confuso? Então deixa eu te explicar melhor.

Sabe quando te falaram que dieta paleolítica é a dieta ideal, pois respeita o seu organismo e a forma como ele funciona desde os antepassados? Então, a dieta é si é a maior besteira, mas o conceito não está errado não. Acontece que nosso organismo funciona de forma extremamente instintiva e ainda não percebeu que não estamos mais no tempo das cavernas, e que não passamos mais por períodos de fome.

Então sempre que você come mais do que deveria, seu corpo (que ainda tem mentalidade escassez) vai muito bem guardar toda essa energia extra pra em algum momento de emergência (como ficar sem comida por muitos dias, por exemplo) utilizá-la e assim você não morrer. Genial né? Talvez você não ache, mas é apenas ele sobrevivendo. Porém, cada vez mais as pessoas continuam ingerindo energia extra e que sobra, e seu corpo continua guardando. Mas isso talvez seja assunto para outra hora.

Agora que você já sabe como seu organismo “pensa”, deixa eu te mostrar o que acontece quando você faz dieta. Toda dieta tem como princípio básico a restrição calórica, ou seja, consumir menos energia do que gasta para forçar seu corpo e queimar aquela energia que ele guardou pra emergências.

Nos primeiros 30 dias de uma dieta restritiva, seu corpo que não está acostumado a essa nova situação, se vê forçado a eliminar um pouco do seu estoque. Mas não se engane, nem todo peso eliminado na balança é gordura. O organismo, que não é bobo nem nada, entende o que você está fazendo com ele e dá um basta na bagunça, parando a perda de peso, e esse é o então conhecido “efeito platô”.

Ou seja, o efeito platô nada mais é do que a interrupção da perda de peso por parte do seu metabolismo, e ele só faz isso pra te proteger, não leve a mal. Acontece que na maioria das vezes, ou você irá voltar ao seu padrão alimentar antigo ou irá partir para a próxima dieta e recomeçar esse ciclo. De qualquer jeito essas atitudes levam a um outro efeito conhecido, o “efeito sanfona”. Mas esse também é um assunto pra outra hora.

De qualquer forma, ficar submetendo seu organismo a essas situações de estresse não é bom e acaba tornando seu metabolismo resistente a esforços futuros. Então vai por mim, para não sofrer com efeito platô, esqueça essas dietas restritivas que querem te fazer perder peso rápido. Não existe caminho rápido para a saúde, é uma construção diária com bons hábitos e alimentação saudável. Pode parecer difícil e chato, mas te garanto que é o que traz os melhores e mais duradouros resultados.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo